Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Piaget

Ao deparar-se com a temática aprendizagem eu tive algumas dificuldades, assim como a maioria das pessoas, pois eu não tinha um conhecimento prévio suficiente para delimitar um significado “correto” acerca da mesma, no entanto ao desenrolar das aulas fui compreendendo que essa dificuldade inicial se deu em razão do termo ser bastante genérico, ou seja, por ser aplicado a um número muitogrande de fenômenos, além disso estudiosos do assunto divergem quanto a essa definição, uns acreditam que ela é caracterizada por uma mudança de comportamento no indivíduo que aprendeu, outros afirmam que não passa de modificações em estados internos do organismo. Eu particularmente creio que as duas conceituações fazem sentido, pois no meu ver o aprendizado ocorre a medida que a pessoa vaialterando seu comportamento sendo que essa alteração a nível comportamental gera uma mudança nos processos internos que é comumente medida na forma de desempenho, o que não quer dizer que esse é o fator comprobatório de que o aprendizado realmente ocorreu, quando estava lendo sobre a diferença entre desempenho e aprendizagem pude me recordar da época do ensino fundamental, onde eu era muito cobrada comrelação a nota, não se levava em consideração o meu esforço ou qualquer outro fator que viesse a atrapalhar o desempenho que era claramente visto como sinônimo de aprendizagem.
Quanto as teorias existentes eu me identifico mais com a cognitivista, pois considera fatores imprescindíveis para a construção do conhecimento como a motivação, o desenvolvimento de expectativas e o conhecimento prévio,fatores que são decisivos para o desenvolvimento do aprender. Nessa visão é dado destaque ao que o indivíduo trás antes do processo de aprendizagem acontecer, com relação a isso eu posso ilustrar com o exemplo que a professora expôs, no qual um garoto de quatro anos não manifestava interesse algum em permanecer em sala de aula, preferindo brincar no parque, e quando questionado sobre isso o mesmoafirmou que tinha sim o interesse, o problema era que ninguém nunca tinha perguntado o que ele queria aprender, isso veio a reforçar mais ainda a importância da motivação.
O autor que mais se destacou dessa linha teórica foi Piaget, ele subdividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro períodos: sensório – motor, pré – operatório, operatório – concreto e operatório – formal. Era interacionista, ouseja, visava a interação do sujeito com o ambiente de conhecimento, para ele o conhecimento era algo construído e nessa construção o indivíduo tem importante papel.
“O sujeito constrói o seu conhecimento”, na medida em que modifica a realidade através das suas ações. Conhecer é atuar diante da realidade.
Para dar suporte a sua teoria Piaget adotou a noção de esquema (Organização cognitiva quepermite que uma ação possa ser efetuada repetidas vezes) tendo como unidade básica os esquemas de ação e conhecimento.
Cada esquema de ação e representativo se enquadra em determinado período de desenvolvimento:
Sensório – Motor (0 a 2): Inteligência prática, a criança explora a realidade, mas não representa mentalmente. Esquemas reflexos (sucção, visão, apreensão e audição) e de ação estãopresentes, os esquemas reflexos são necessidades inatas que precisam entrar em contato com o objeto de conhecimento.
Pré – Operatório (2 a 6): Ação representada, a criança age e pensa sobre essa realidade. Noção de objeto permanente, egocentrismo e pensamento baseado na percepção.
Operatório – Concreto (6 a11): Inteligência baseada em um conjunto de operações lógicas, organização da realidade de umamaneira mais estável.
Operatório Formal (11 a 15): Inteligência formal, pensamento combinatório e hipotético dedutivo.

Segundo Piaget o aprendizado e o desenvolvimento da criança se dá por assimilação e acomodação, no primeiro processo o indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade, quando a criança não consegue assimilar determinada coisa o organismo desiste ou...
tracking img