Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estilos de Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior
TREVELIN, Ana Teresa Colenci
Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga - FATEC
atcol@yahoo.com.br
NEIVA, Jaqueline Santos Feliciano da Silva
Faculdade de Educação – Universidade de Brasília - UnB
jaque.unb@gmail.com
Resumo: O conhecimento dos estilos de aprendizagem pode ser útil em um processo de avaliação porque visa acompanhar e darapoio à aprendizagem dos estudantes. Para tanto, aborda-se nesta pesquisa o conceito de estilos de aprendizagem baseado na experiência e no Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb (1993), prefaciando como o uso de instrumentos como este podem auxiliar no processo avaliativo. Para cada estilo de aprendizagem proposto por Kolb, foram sugeridos objetivos, atividades e tipos de avaliação deaprendizagem que poderão servir de apoio ao professor ao lidar com estudantes com características diversificadas.
Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem. Avaliação. Instrumentos de Avaliação.
Summary: The knowledge of learning styles can be useful in an evaluation process because it seeks to monitor and support student learning. This chapter discusses the concept of learning styles based onexperience and the Learning Styles Inventory of Kolb (1993), prefacing as the use of tools like this can help in the evaluation process. For each style of learning proposed by Kolb, suggested objectives, activities and types of learning assessment that can serve as support teachers in dealing with students with different characteristics.
Keywords: Learning Styles. Evaluation. Assessment Tools.
1.0.Introdução
VI Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza – ISSN: 2175-1897
Unidade de Ensino de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – 09 e 10 de novembro de 2011
Com a escolarização obrigatória das massas no século XX, a avaliação da aprendizagem tornou-se indissociável ao processo de ensino aprendizagem. A lógica da escola era oferecer oportunidades de aprender a todos e cabia acada um aproveitá-la. (PERRENOUD, 1999).
Essa concepção de educação tradicional sugeria que todas as pessoas podiam aprender os conteúdos programáticos por meio de métodos didáticos como transmissão de conhecimentos e repetição. De modo que, a forma de verificar se houve ou não aprendizagem era única e com um fim em sim mesma, ou seja, tinha caráter classificatório de aprovar ou reprovar.Abordagens construtivistas apontam vários problemas da avaliação nessa concepção tradicionalista, tais como: as pessoas não aprendem igualmente, de modo a não possuírem os mesmos pré-requisitos que possibilitariam uma aprendizagem igual medida pelos mesmos critérios.
O próprio conceito de estilos de aprendizagem baseia-se no fato de que as pessoas possuem preferências no ato de aprender em váriosaspectos, como cognitivos, afetivos, ambientais e físicos. Assim, se as pessoas não aprendem da mesma maneira, então uma avaliação da aprendizagem que visa apenas verificar o final do processo torna-se ineficiente.
Assim, este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica acerca do tema e propor uma estrutura de referência relacionando cada estilo de aprendizagem proposto por Kolb comdiferentes objetivos, atividades e avaliações de aprendizagem.
1.1 Modalidades e propósitos da avaliação da aprendizagem
Libâneo (1991) explica que a avaliação é uma tarefa didática essencial para o trabalho docente. Ela não pode ser resumida a simples realização de provas e atribuição de notas. É algo mais complexo e deve ser entendida como uma ação pedagógica global. Assim, deve cumprir três funçõesdidático-pedagógicas: função diagnóstica, função formativa e função somativa.
Função diagnóstica – É a avaliação inicial que identifica o conhecimento prévio dos alunos, bem como verificação de características individuais e grupais. Além de verificar possíveis problemas de aprendizagem e suas causas.
Função formativa – É aplicada no decorrer do processo de ensino e aprendizagem e serve como...
tracking img