Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDIZAGEM

1 – Buscar anotações que fizeram no 1º dia de aula a respeito do que pensavam sobre a aprendizagem e comparar os conceitos que desenvolveram, com os conceitos que desenvolveram, com os conceitos científicos. Escolher o conceito descrito pelos participantes do grupo que mais se aproximou do conceito científico.

Aprendizagem é o processo pelo qual o individuo adquire conhecimentosdos mais básico aos mais complexos e que está intrinsecamente relacionado com fatores biopsicossociais.

É de fundamental importância para a representação individual e social no sentido de que gera a constatação e o aprimoramento da crítica e do saber.



2 – Escrever um conceito sobre aprendizagem que seja de grupo.

A aprendizagem é o processo que baseia-se em experiência passadas, podendoprojetar em experiências futuras. É a capacidade de interagir com determinado conhecimento e assimilá-lo de modo que aplique no seu dia-a-dia, sendo de fundamental importância para a representação individual e social no sentido de que gera a construção e o aprimoramento da crítica e do saber.

3 – Selecionar frases ou parágrafos (6) do texto2 (capitulo I, II e III) e correlacionar as 18 frasesescolhidas com alguma experiência de vida relatada pelos membros das equipes.

CAPITULO I
IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM E NOTICIA HISTÓRICA DA EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

1.De todos os animais, o homem possui o menor número de reações inatas, fixas e invariáveis. Sua infância é mais longa e possui maior capacidade para tirar proveito da experiência.

1 – Desde cedo o homem ao lidar com o meioaumenta o seu respeito de conhecimento, a partir de experiências, de modo a aprimorar sua capacidade cognitiva.

Ex: engatinhar, apoiar a ferro, andar claudicante, caminhar.

2 . Aos cinco ou seis anos, vai para a escola, onde, por meio de aprendizagem dirigida, adquire os hábitos, as habilidades, as informações, os conhecimentos e as atitudes que a sociedade considera essenciais ao bom cidadão.

2– A capacidade de interação de grupo é exercitada na escola onde, a partir, da identificação, a criança se contextualiza com o meio e desenvolve suas aptidões sociais.

3. Através dela, o homem melhora suas realizações nas tarefas manuais, tira partido de seus erros, aprende a conhecer a natureza e a compreender seus companheiros.

3 – O discernimento adquirido com o processo de aprendizagem permiteao homem construir conhecimento com os seus próprios erros.

Ex: uma atitude de hostilidade apresentada em uma discussão. Se há discernimento, o homem aprende a conservar a opinião alheia e, mesmo não comandando, a conhecer novas interpretações sobre os fatos, mudando ou refletindo sobre seu comportamento etnocêntrico permite-se cresce com as diferenças.

4 . A aprendizagem leva o indivíduo aviver melhor ou pior, mas, indubitavelmente a viver de acordo com o que aprende.

4 – De acordo com o que se aprende o indivíduo apresenta comportamentos aprovados ou reprovados socialmente.

Ex: uma criança pedindo dinheiro no sinal (nas ruas) pode ser descriminada socialmente, mas foi o que ela aprendeu para se manter, mesmo que de forma indigna para a sociedade, uma forma prática,descompromissada de si e de outros para sobreviver.

5. Quando o equipamento de resposta inatas não é satisfatório, o homem só consegue o ajustamento adequado através da aprendizagem.

5 – A partir de determinado ponto, para sua própria sobrevivência o indivíduo aprende a satisfazer suas necessidades humanas básicas, obtendo ajustamento social e a sua preservação.

Ex: A capacidade de articular palavras para secomunicar e obter satisfação.

6. O estudo da aprendizagem, sua natureza, suas características e fatores que nela influenciam constitui, portanto, um dos problemas mais importantes para a psicologia e para o educador, seja ele pai, professor, orientador ou administrador de instituição educativas.

6 – Por não conhecer de forma adequada o processo de aprendizagem, pais e professores, por...
tracking img