Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendo como base o capítulo da aprendizagem, cumpre-me fazer uma breve introdução da matéria em estudo. A abordagem às perspectivas teóricas estudadas, revela-se fundamental para o enquadramento do trabalho a realizar, revelando-se o conceito de aprendizagem fundamental. Em sentido lato, por aprendizagem entende-se as mudanças sentidas pelo indivíduo, quer ao nível do comportamento, quer ao níveldo conhecimento, efeito da prática e da própria experiencia. Este conceito assemelha-se vago: aprendemos de diversas formas e de maneiras diferentes, pois todos nós somos possuidores de uma consciência individual, somos únicos. Historicamente, a aprendizagem foi primeiramente analisada pela escola beahviorista (1ª metade do séc. XX), centrando-se o seu estudo nas mudanças no comportamento,posteriormente, na 2ª metade do mesmo século, ganha terreno no campo da investigação a perspectiva cognitiva, examina-se o “… modo como o conhecimento é adquirido, organizado e integrado no conhecimento prévio do sujeito.” (Pinto:2001:54). O comportamento deixa de ser objecto único de investigação, e passa a integrar o mecanismo do conhecimento, segundo a perspectiva cognitiva. “ O conhecimento é ainformação construída pelo sujeito a partir da sua estrutura cognitiva.” (Pinto:54). Estas investigações levam basicamente ao estudo de 5 tipos de aprendizagem: aprendizagem por habituação, o condicionamento clássico, o condicionamento operante, a aprendizagem observacional e por último a aprendizagem verbal. No caso em estudo, enquadro o comportamento das crianças no tipo de aprendizagemobervacional, pois as suas atitudes são o resultado do seu meio, todas elas imitam os comportamentos do adulto. Este tipo de aprendizagem, também denominada de aprendizagem social, não está ligado a procedimentos de condicionamento, de reforço, de incentivo, etc., (conceitos a abordar posteriormente), mas sim à observação comportamental, esta observação pode ser individual, a observação do “outro”, oucolectiva, através da observação de comportamentos exercidos em sociedade. Dois nomes se destacam na análise desta perspectiva, os estudos de Rotter e Bandura.
Bandura no seu papel de investigador, desenvolve diversas experiências com crianças, com o objectivo de fundamentar a enorme importância da aprendizagem social, “uma parte importante da aprendizagem humana ocorre através da observação, …”(Pinto:94). Teoria corroborada aquando a visualização do filme disponibilizado, este vídeo teoriza os principais postulados da aprendizagem observacional, se o adulto grita a criança grita, (comportamento negativo) se o adulto é generoso a criança é generosa (comportamento positivo), e agem desta forma, porque vêm nos adultos um modelo a seguir e tendem a imitar. Esta aprendizagem é espontânea, o modeloobservado age sem qualquer intenção de transmitir/ensinar à criança a sua forma de actuar, o indivíduo muitas das vezes nem se apercebe que a criança está a “fotografar” todos os seus movimentos. A observação do modelo é suficiente para a aprendizagem, não sendo desta forma necessário o recurso ao reforço (nem positivo, nem negativo), porém, este fortalece a representação do comportamentoapreendido, até porque o modelo que a criança imita tende a ser uma pessoa presente e importante na sua vida, assim, desta forma o reforço passa de “…uma variável de desempenho em vez de uma variável de aprendizagem”. (Pinto:94).
Bandura sugere ainda quatro processos base para que a aprendizagem por observação ocorra: a atenção, não basta contactar o modelo observado, há que prestar atenção às suasemoções, à forma como actua e as suas peculiaridades de acção. A retenção, o acto de reter e memorizar os comportamentos observados, a reprodução motora, a criança imita um modelo que adopta comportamentos de fácil reprodução, sem grandes exigências de representação ao nível físico, o acto de deitar a língua para fora é muito mais fácil de executar do que a criança fazer o pino, e por último a...
tracking img