Aprendizagem e o desenvolvimento da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 TEMA DE ESTUDO

Afetividade e o desenvolvimento da aprendizagem.

3 TÍTULO

Afetividade fator essencial na relação professor aluno para o desenvolvimento da aprendizagem.

4 JUSTIFICATIVA

Em minha experiência no espaço escolar, tenho observado uma prática pedagógica que considera a diferença de forma negativa, se tornando dessa forma uma pedagogia excludente.As exigências das transformações que nossa sociedade passou nos últimos anos trouxe para a escola alunos oriundos de diferentes camadas da classe trabalhadora. Professores vêem encontrando dificuldades em trabalhar com este novo perfil de educando. Nota-se que é cada vez maior o número de alunos com problemas emocionais, temos hoje novos formatos familiares, casais se separam e formam novasfamílias onde filhos de diferentes pais convivem na mesma casa, mães ou pais sozinhos com filhos, casais gays (filhos de outros casamentos com outros pais). Muitas crianças não se sentem seguras no seio familiar, pois muitas vezes os pais ficam tão ocupados tentando garantir a sobrevivência, que os filhos acabam ficando sozinhos e à mercê de influências negativas. Fica claro que as mudanças nafamília afetam, particularmente, a educação dos filhos, desenvolvendo carência afetiva refletindo sobre o desenvolvimento e o desempenho escolar dos mesmos.

A relação professor aluno está cada vez mais difícil e conflitante, principalmente nas 5ª séries. A incapacidade de se trabalhar com os problemas habituais ao convívio humano, questões ligadas a afetividade, tem influenciado o desinteressedos alunos e professores pela aprendizagem, o que se reflete nos índices de evasão e repetência.

Justifica-se desta forma a necessidade de buscar uma melhor aprendizagem e educação de qualidade. Para tanto, assim é necessário refletir e entender que a afetividade é o grande estimulante na efetivação do conhecimento. É preciso também repensar posturas, crenças, valores e criarsituações educativas que despertem o interesse e a motivação dos nossos alunos pelos estudos.

Segundo Codo e Gazzotti (2002) o ato de educar só terá sucesso se houver uma relação afetiva entre professor e aluno, caso contrário a aprendizagem não será significativa e não preparará o indivíduo para uma vida futura, deixando lacunas no processo ensino aprendizagem.

5 PROBLEMATIZAÇÃO

Qual opapel da afetividade no processo de ensino e aprendizagem?

6 OBJETIVO

6.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo deste estudo é refletir sobre a importância do relacionamento afetivo entre professor e aluno, uma vez que observa-se no dia a dia com alunos uma relação não compreendida.

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Apresentar a importância da boa relação professor aluno na escola;• Estudar a afetividade e sua influencia no processo de ensino e aprendizagem;

• Abordar estudo de caso no Colégio Hildebrando de Araújo , tendo como público aluno de pesquisa professores regentes de 5ª série, ao que tange a afetividade no relacionamento professor aluno.

7 REFERENCIAL TEÓRICO

Atribuir o afeto como suporte ao aprendizado já não é nenhuma novidade. Piaget,Vigotsky e Wallon já há muito tinham suas teorias sobre a relação afetividade/aprendizado e suas importâncias, estes, abriram caminhos para novos estudos e novas teorias. (SISTO ET AL, 2008)

É de conhecimento de todos os educadores que a escola é o caminho certo quando se fala em processo ensino-aprendizagem, tendo em vista o compromisso que ele exerce perante a sociedade, por isso temos ocompromisso de apresentar um plano que vá proporcionar aos educandos um desenvolvimento em todas as áreas, seja cognitiva e principalmente afetiva, pois o aluno que é afetivamente mais equilibrado apresenta mais maturidade e tem um aproveitamento de aprendizagem superior àqueles que apresentam dificuldades de afetividade. Somente com análise profunda do problema que se obterão bons resultados....
tracking img