Aprendizagem segundo a perspectiva behaviorista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
CAMPUS IX - BARREIRAS
ACADÊMICO: JOILSON DOS SANTOS PIMENTEL

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


APRENDIZAGEM SEGUNDO A PERSPECTIVA BEHAVIORISTA

O Behaviorismo teve início em 1913, com um manifesto criado por John B. Watson – “A Psicologia como um comportamentista a vê”, e deriva da palavra inglesa behavior que significa comportamento, conduta. Osbehavioristas, de orientação positivista, trabalham com o princípio de que a conduta dos indivíduos é observável, mensurável e controlável similarmente aos fatos e eventos nas ciências naturais e nas exatas, assim como está mencionado:

“Os comportamentistas entendiam a aprendizagem como um processo pelo qual mudava a conduta de um organismo, sempre que, nas mudanças, não se dava a maturação e não tinhamcaráter ocasional (como as mudanças de conduta que são respostas, por exemplo, a fadiga), mas que sejam estáveis”.
(Disponível em http://www.robertexto.com/archivo5/behaviorista.htm)

A partir de um conjunto de princípios específicos da aprendizagem, que permitiam explicar a conduta do indivíduo ou animal, foram desenvolvidos pelo behaviorismo, dois modelos teóricos de aprendizagem, oCondicionamento Clássico e o Condicionamento Instrumental ou Operante. Estes modelos permitiram verificar que os princípios da aprendizagem não são aplicados a todas as condutas. Tem que se considerar a influência de fatores biológicos de uma conduta e a predisposição evolutiva para aprender determinadas respostas ou associações de estímulos. Enquanto que o Comportamento Respondente é controlado por umestímulo precedente, o Comportamento Operante é controlado por suas consequências - estímulos que se seguem à resposta.
O condicionamento clássico, também chamado respondente, foi originalmente estudado pelo filósofo russo Ivan Petrovic Pavlov (1849-1936), que iniciou suas pesquisas em um cão, em situação de laboratório. Essa forma de condicionamento é o fundamento de uma série de comportamentosreflexos involuntários. Ao descobrir e iniciar a investigação do condicionamento clássico, como método de análise da conduta, Pavlov, através dos seus estudos sobre a conduta reflexa, embasou tecnicamente a Psicologia da Aprendizagem. Para ele o processo de aprendizagem consistia na formação de uma associação entre um estímulo e uma resposta aprendida através da contiguidade, envolvendo alguma espéciede conexão no sistema nervoso central entre um S (estímulo) e um R (reflexo ou resposta).
O princípio básico desta teoria estava relacionado com o associacionismo, levando Pavlov tentar associar, em experiência com animais em laboratório, um estímulo neutro (som) com uma resposta (salivação) que em princípio estava associado a outro estímulo (a comida).
Nesse tipo de aprendizagem há momentosbem nítidos, a saber:
1- O processo de condicionamento clássico (reflexo);
2- O processo de generalização que permite a aparição de resposta similar à condicionada, a um estimulo semelhante ao que se usou no condicionamento original – cão saliva com o som de campainha, pode salivar com o som de um diapasão. Generalizar é descobrir semelhanças no estímulo.
3- O processo de discriminação é o opostoa generalização. O organismo dá resposta a um dado estímulo, mas não a estímulos semelhantes a ele, diferenciando assim respostas a estímulos diferentes - cão saliva com o som de campainha, mas não saliva com o som de um diapasão. Discriminar é encontrar diferenças e está influenciado pelo grau de maturação do indivíduo, não acessível a organismos imaturos.
4- O processo de extinção é oenfraquecimento de uma resposta, devido à apresentação do estímulo condicionado independente do estímulo incondicionado, atuando assim como supressor ou inibidor de uma resposta – Apresentando-se a campainha, sem a apresentação da carne em pó, pode aguardar que a extinção ocorra após certo tempo.
5- O processo de recuperação do comportamento extinto acontece quando o sujeito é colocado na situação...
tracking img