Aprendizagem organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Aprendizagem Organizacional
Curso: Aprendizagem Organizacional


1. Leia o seguinte caso:

Carlos Andrade foi nomeado para substituir o antigo presidente do grupo empresarial Xambri. Seu principal desafio será transformar a cultura de uma empresa familiar em uma nova cultura organizacional, fundada em novos valores, como profissionalismo, envolvimento e proatividade. Carlos sabeque essa não será uma tarefa fácil, principalmente em função da resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões. Uma solução fácil seria demiti-los e contratar outros funcionários, mas Carlos não quer criar um clima tenso na organização. Prefere optar por um caminho que melhore o clima e estimule o envolvimento dosantigos funcionários.
Fonte: http://public.inep.gov.br/enade2009/ADMINISTRACAO.pdf

A partir da leitura do caso e dos conteúdos estudados ao longo da disciplina responda:

a) Qual/quais a (s) característica(s) /paradigma(s) organizacional/ organizacionais que a empresa Xambri apresenta? Justifique sua resposta, por meio de trechos do texto acima. (2,0 pontos)

Resposta:

Conformeapresentado no material didático, uma das características do paradigma é “os paradigmas são comuns e dirigem o comportamento das pessoas”, isso fica caracterizado no texto quando Carlos Andrade, futuro Presidente do Grupo Empresarial Xambril, verifica que seu principal desafio será:
- Transformar a cultura de uma empresa familiar em uma nova cultura organizacional, fundada em novos valores,como profissionalismo, envolvimento e proatividade.
Fica claro ainda quanto o texto relata a resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões.

b) Apresente e justifique três características que Carlos deve assumir enquanto gestor, que irá melhorar a cultura e o clima organizacional da Xambri? (2,0 pontos)Resposta:

Carlos, enquanto gestor deve assumir as seguintes características para melhorar a cultura e o clima organizacional da Corporação:
- Valorizar o saber das pessoas:
Com certeza as pessoas mais antigas da empresa possuem valores pessoais muito importantes e devem ser levados em consideração por Carlos, esses conhecimentos, após ser analisado proporcionará ao novoGerente, valiosas informações para criar um nível de profissionalismo extremamente importante para Empresa.
- Compartilhar informações e conhecimento:
Acreditando que Carlos é um Gestor qualificado para o Cargo e sendo possuidor do conhecimento e das informações, isso lhe proporcionará adquirir e compartilhar informações privilegiadas de seus funcionários, oque lhe dará credibilidade econfiança das diversas equipes que labutarão com ele, fato esse que envolverá seus auxiliares e logicamente esse tempo dispensado para essa função pode ser muito recompensado, quando as decisões forem tomadas.
- Ver nas dificuldades oportunidades:
Tendo em vista a resistência dos gerentes e dos funcionários da Empresa, Carlos deverá identificar os profissionais proativos (aqueles que seantecipam às situações, que tem conhecimentos sobre sua área de atuação, sabem como seus colegas trabalham e aproveitam para adquirir experiências com eles) e colocá-los em posições chaves no organograma da empresa.

2. Relacione a parábola do velho lenhador com os conhecimentos explícito e tácito. Feita a relação, qual dos conhecimentos corresponde à parábola abaixo. Justifique a sua respostateoricamente. (3,0 pontos)


A Parábola do Velho Lenhador

Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por outro lenhador jovem e forte para uma disputa. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que, finalmente, o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da grande...
tracking img