Aprendizagem de adultos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípios da Aprendizagem de Adultos
Malcolm Knowles, um pioneiro no estudo da aprendizagem de adultos, observou que estes aprendem melhor quando:
1. Entendem por que algo é importante para saber ou fazer.
2. Tem a liberdade de aprender do seu próprio modo.
3. A aprendizagem é experimental.
4. O momento da aprendizagem é apropriado.
5. O processo é positivo e encorajador.

Princípio 1:Assegure-se que seus estudantes adultos entendem o “por que”
A maior parte dos estudantes adultos está na sua sala de aula por vontade própria. Alguns deles estão lá porque tem exigências de educação continuada, de receber um certificado, mas a maioria está lá porque decidiu aprender algo novo.
Este princípio não é sobre por que os estudantes estão na sala de aula, mas sobre por que cada coisaque lhes é ensinada é uma parte importante da aprendizagem. Um bom exemplo está na própria lição que Knowles aprendeu de como fazer picles.
Quando Knowles aprendeu a fazer picles, sua professora e vizinha, Marilyn, explicou:
• É importante embeber os pepinos na água gelada durante a noite. Isto ajuda a manter os picles consistentes.
• Se você puser uma toalha embaixo dos jarros no enlatador,eles não saltarão uma contra a outra e não quebrarão.
Você sabe que esta espécie da informação vem da experiência.

Princípio 2: Seus estudantes tem diferentes estilos de aprendizagem
Há três estilos de aprendizagem gerais: visual, auditivo, e sinestésico.
Os aprendizes visuais confiam em imagens. Eles amam gráficos, diagramas, e ilustrações. “Mostre-me,” é o seu mote. Eles muitas vezessentam-se na frente na sala de aula para evitar obstruções visuais e olhar o professor. Eles querem saber com que o objeto parece. O professor pode comunicar-se melhor com eles escrevendo no quadro branco ou flip chart e usando frases como, “você vê como isto funciona?”
Os aprendizes auditivos escutam cuidadosamente todos os sons associados com a aprendizagem. “Diga-me,” é o seu mote. Eles prestarão aatenção ao som da voz e todas as mensagens sutis do professor e participarão ativamente em discussões. É bastante eficaz comunicar-se com eles falando claramente, fazendo perguntas, e usando frases como, “Como isso soa para você?”
Os aprendizes sinestésicos têm de fazer fisicamente algo para entender. O seu mote é “Deixe-me fazer.” Eles confiam nas suas sensações e emoções sobre o que estãoaprendendo e como o professor está ensinando. Eles querem tocar de fato no que estão aprendendo. Eles são aqueles que levantarão e participarão de dinâmicas e simulações. A melhor forma de comunicar-se com eles é chamando-os para ser voluntários, permitindo-os praticar o que eles estão aprendendo e usando frases como, “Como você se sente sobre isto?”
A maior parte das pessoas usa os três estilosenquanto estão aprendendo, e naturalmente, desde que temos cinco sentidos, limitando qualquer inabilidade, mas um estilo quase sempre é preferido.
A grande pergunta é, “Como o professor sabe qual o estilo de aprendizagem dominante do estudante?” Sem treinamento na neurolingüística, poderia ser difícil, mas a condução de uma avaliação de estilo de aprendizagem curta no início da sua classe beneficia oprofessor e os estudantes. Esta informação é tão valiosa para o estudante como é para o professor.

Princípio 3: Permita que seus estudantes experimentem o que estão aprendendo

A experiência pode tomar muitas formas. Qualquer atividade que envolva seus estudantes torna a aprendizagem experimental. Isto inclui pequenas discussões de grupo, experimentos, simulações, esquetes, criação demodelos – atividades de qualquer espécie. As atividades também mantém as pessoas energizadas, especialmente atividades que implicam em deslocamentos.
Outro aspecto deste princípio é honrar as experiências de vida que os estudantes trazem à sala de aula. O professor deve estar seguro de explorar todo arcabouço de sabedoria sempre que for apropriado, tomando cuidado para ser um bom cronometrista...
tracking img