Aprendizagem da mentira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE
1º ANO-1º SEMESTRE
ENFERMAGEM

26/10/2012

SAÚDE E DOENÇA DO SÉCULO XXI

NOS ANOS 40,FORAM INTRODUZIDAS AS PRIMEIRAS VACINAS INATIVADAS PARA PROFILAXIA.
DOENÇA,É OESTADO DE EQUILÍBRIO EN- TRE OS SERES HUMANOS E OS AMBIENTES: FÍSICO,BIOLÓGICO, SOCIAL,COMPORTAMENTAIS E COM AS SUAS ATIVIDADES FUNCIONAIS.
A O.M.S (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE),DEFINE SAÚDE, NÃO SÓ, COMO AUSÊN- CIA DE DOENÇA,MAS COMO UM ESTADO COMPLE- TO DE BEM ESTAR FÍSICO, ESPIRITUAL E SOCIAL.
ESTE CONCEITO, DEU MARGENS A MUITAS INTERPRETAÇÕES NOREFERENCIAL DO COMPLETO BEM ESTAR POR CADA PESSOA,LEVANDO EM CON- SIDERAÇÃO AS SUAS LIMITAÇÕES.
AS ENFERMIDADES TRADICIONAIS DO SUBDESENVOLVIMENTO, E UM AUMENTO CONTÍ- NUO ATÉDE MOLÉSTIAS CRÓNICAS NÃO TRANS- MISSIVÉIS, A EPIDEMIA DA SIDA,A INSERÇÃO,O DE- SEMPREGO E OS DANOS Á SAÚDE, CAUSADOS PELA VIDÊNCIA HURBANA, AGRAVARAM ESTA SITUAÇÃO EXISTENTE, E QUANDO OSPOLÍTICOS DO AJUSTE ECONÓMICO,EXIGIRAM REDUÇÃO DOS CUSTOS NO SETOR PÚBLICO,E PROVOCANDO CORTES NOS RE- CURSOS PARA A EDUCAÇÃO,PARA A SAÚDE E PARA OS SERVIÇOS SOCIAIS,VIERAM CONTRIBUIR PARA ESTEGRANDE DEZAJUSTE DE SAÚDE.
A OITAVA CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚ- DE,EM (BRASILIA 1986) ,DEFINIU SAÚDE,COMO A RESULTANTE DAS CONDIÇÕES DE ALIMENTAÇÂO,HABITAÇÃO,EDUCAÇÃO,RENDA,MEIO AMBIENTE, TRABALHO,TRANSPORTES,EMPREGO,LASER, LIBER-DADE,ACESSO E POSSE DE TERRA,ACESSOS AOS SERVIÇOS DE SAÚDE,COMO O RESULTADO DAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE PRODUÇÃO,AS QUAIS PODEM GERAR GRANDES DIFICULDADES NOS NIVÉIS DE VIDA DE UMA PESSOA.
É PRECISO VALORIZAR TAMBÉM O ASPETO PSICO-ESPIRITUAL,FORÇA VITAL DO EQUILÍBRIO INTEGRAL DO SERHUMANO.
SAÚDE,NO SENTIDO IDEAL,QUALIFICA AS QUATRO DIVISÕES DA PESSOA, FORMANDO UM CONJUNTO INSEPARÁVEL.
1-SAÚDE PSIQUÍCA-IMPLICA A ORIENTAÇÃO NO TEMPO E...
tracking img