Aprendizagem colaborativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO
CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD

APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Lília Barbosa

Introdução
O objetivo deste trabalho é discorrer sobre a aprendizagem colaborativa. Esta estratégia de ensino não é um fenômeno recente, porém com o advento das novas tecnologias da informação e principalmente com o uso cada vez maior dessastecnologias na educação, a aprendizagem colaborativa vem ganhando um papel cada vez maior na educação à distância. Portanto, é de fundamental importância conhecer alguns pontos fundamentais dessa proposta.

1.O que é aprendizagem colaborativa?
A aprendizagem colaborativa pode ser entendida como um recurso de ensino onde os alunos ajudam-se uns aos outros, tornando-se parceiros no processo de construçãodo conhecimento. “A base da aprendizagem colaborativa está na interação e troca entre os alunos, com o objetivo de melhorar a competência dos mesmos para os trabalhos cooperativos” (LEITE et al., 2005, p.3).

No contexto da aprendizagem colaborativa são oferecidas situações de aprendizagem onde todos aprendem com todos. Os objetivos individuais de combinam com os objetivos coletivos.Segundo Leite et al. (2005, p.4) “a aprendizagem dentro dessa proposta, passa da perspectiva individual, para a aprendizagem em grupo, deixando da valorização excessiva do trabalho independente para a colaboração”. Para Pallof e Prantt (apud LEITE et al., 2005, p.4) “quando os alunos trabalham em conjunto, isto é, colaborativamente, produzem um conhecimento mais profundo e, ao mesmo tempo, deixamde ser independentes para se tornarem interdependentes”.

2.Em que consiste o Modelo de Colaboração 3C?
O modelo dos 3C é um modelo que descreve com eficiência as necessidades básicas de um ambiente colaborativo. Ele determina os requisitos necessários para que possa existir uma colaboração efetiva, entre membros de uma equipe. O modelo consiste em que as pessoas precisam Comunicar, Coordenare Cooperar para que exista a colaboração. De acordo com esse modelo todo sistema colaborativo pode ser analisado nessas três dimensões, as quais são detalhadas a seguir:
* Comunicação – é a troca de troca de mensagens, pela argumentação e pela negociação entre os indivíduos, uma vez que para colaborar os indivíduos tem se comunicar entre si. A comunicação é necessária para que um grupoconsiga realizar tarefas, interdependentes, não completamente descritas ou que necessitem de negociação (GEROSA, FUKS & LUCENA, 2003, p.4). Durante comunicação são expostos os pontos de vista diferentes de cada membro do grupo que vão embasar as ideias desse grupo.
* Coordenação – Para garantir o cumprimento dos compromissos surgidos da comunicação e para que haja colaboração no desenvolvimentodas tarefas faz-se necessário a coordenação. A coordenação consiste então no gerenciamento dos indivíduos, dos recursos envolvidos e no desenvolvimento das tarefas, sendo esta a parte mais importante da coodenação , pois envolve a pré-articulação da tarefa (o antes), o andamento da mesma (durante) e a pós articulação da tarefa (depois).
* Cooperação – Cooperação é a atuação conjunta noespaço compartilhado para a produção de objetos ou informações. Este é então o ponto principal para a realização da tarefa proposta, visto que os membros do grupo cooperam produzindo e reunindo informações, refinando-as para cumprirem a tarefa objeto da cooperação.

3.Qual é o papel do aluno no processo de aprendizagem colaborativa?
No processo de aprendizagem colaborativa o aluno assume o papel deaprendiz que se relaciona com os demais colegas, influenciando-os na construção do conhecimento e sendo influenciado por estes. O aluno passa a ser sujeito ativo do processo como sujeito condutor do seu conhecimento. De acordo com o Núcleo de Educação à distância da Universidade Federal do Paraná (NEAD/UFPR, p. 4):
Na aprendizagem colaborativa o aluno tem a responsabilidade pelo ...
tracking img