Aprendizagem centrada na pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
 http://www.encontroacp.psc.br/aprendizagem.htm
 
Aprendizagem Centrada na Pessoa: Contribuição para a compreensão do modelo educativo proposto por Carl Rogers.
                                        Fernanda de Mendonça Capelo
*Publicado na Revista de Estudos Rogerianos A Pessoa como Centro Nº. 5 Primavera-Verão 2000
  
Resumo
 Opresente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica que teve como pano de fundo a obra de Carl Rogers no âmbito da Abordagem Centrada na Pessoa aplicada à educação e que designou por Aprendizagem Centrada no Aluno.
Pretende-se evidenciar a determinante importância do contribuição deste autor, da corrente humanista da Psicologia, para uma maior eficácia no processo de aprendizagem, bemcomo para as Teorias Contemporâneas da Educação.
Como propostas são apresentados os pressupostos fundamentais do modelo da Abordagem Centrada na Pessoa, assim como os seus princípios e atitudes aplicados à Educação.
Palavras-Chave
Abordagem Centrada na Pessoa - Educação - Aprendizagem Centrada no Aluno - Processo de Aprendizagem - Relação Pedagógica - AtitudesFacilitadoras - Qualidade
Abstract
This project was accomplished after a bibliographical research on the works of Carl Rogers on the Person-Centred Aproach.
The aim of this communication is to highlight the decisive importance of Rogers' humanistic Psychology and is contribution towards an improvement in the teaching/learning process as well as the Contemporary Theories ofEducation.
The basic attitudes of Person-Centred Approach model are present as propositions along with its principles and assumptions applied to Education.
Key Words
Person-Centred Approach - Education - Teaching/Learning Process - Pedagogic Relation - Quality - Basic Attitudes
"Em verdade, é pouco menos que um milagre que os métodos modernos de educação não tenhamainda estrangulado inteiramente a sagrada curiosidade da inquirição, pois esta delicada planta, além de estímulo, necessita principalmente de liberdade; sem esta, ela é inevitavelmente levada à destruição e à ruína."
Albert Einstein
Introdução
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica que teve como pano de fundo a obra de Carl Rogers, no âmbito da AbordagemCentrada na Pessoa aplicada à educação e que designou por Aprendizagem Centrada no Aluno.
Pretende-se evidenciar a determinante importância do contribuição deste autor, da corrente humanista da Psicologia, para uma maior eficácia no processo de aprendizagem, bem como para as teorias contemporâneas da Educação.
Assim, o objetivo fundamental será o de tentar estabelecer uma ponteentre os princípios enunciados por Carl Rogers, no âmbito da Abordagem Centrada para a Educação e o processo de aprendizagem, partindo do pressuposto de que estes princípios conduzirão a uma melhoria na relação pedagógica e conseqüentemente do processo de aprendizagem.
Ao tomar esta posição, temos em mente a afirmação de Carl Rogers de que o Sistema Educativo deverá ter sempre como objetivoo desenvolvimento das pessoas, de uma forma plena e, simultaneamente, que as conduza à sua auto-realização (1974: 380).
Não foi por acaso que o autor agora referido considerou que o homem educado é o homem que aprendeu a aprender (Rogers, 1986: 126), e que dentro do Sistema Educativo como um todo, deverá implementar-se um clima propício ao crescimento pessoal do aluno (Rogers, 1986:244).Segundo o autor "Tem-se de encontrar uma maneira de desenvolver, dentro do sistema educacional como um todo, e em cada componente, um clima conducente ao crescimento pessoal; um clima no qual a inovação não seja assustadora, em que as capacidades criadoras de administradores, professores e estudantes sejam nutridas e expressadas, ao invés de abafadas. Tem-se de encontrar, no sistema, uma...
tracking img