APRENDIZADO DA T CNICA EM INICIANTES DE FUTISAL

3874 palavras 16 páginas
DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES COORDENATIVAS COMO BASE DO APRENDIZADO DA TÉCNICA EM
INICIANTES EM FUTSAL http://www.tutorzone.com.br CAPÍTULO II
A CRIANÇA E O MOVIMENTO
Para trabalhar com criança o primeiro passo é conhecê-la, a criança é um ser com uma intensa relação de descobrimento com o mundo, e para isso ela interage com o mundo que o cerca através do movimento.
Falar de criança e movimento é praticamente falar do mesmo assunto, quando se vê uma criança parada por muito tempo é certo que algo está errado.
A melhor maneira de se trabalhar com a criança é usar o movimento, e nada mais se ajusta tão fácil para o desenvolvimento de nossas crianças, porém é necessário muito estudo e preparação para que não aconteçam cortes, pulos ou erros na educação motora da criança.
2.1 - Aprendizado do Esporte
Ferreira (1998) diz que o desempenho técnico da criança na iniciação desportiva tem relação direta com suas capacidades motoras, para que a criança tenha total controle sobre as técnicas individuais de um desporto é preciso que a criança tenha total controle sobre suas ações motoras.
Na educação física e na iniciação desportiva há a presença de prática de atividades desportivas e corporais que estimulam de forma direta os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor da criança, e como é conhecido, criança é
”movimento”.
Tendo isso em vista o melhor a se fazer é usufruir do movimento como meio de possibilitar expressão e criatividade à criança. Sendo a base da educação física e se relacionando com a iniciação desportiva a educação através do movimento permite que a criança bem desenvolvida no domínio psicomotor responda de forma mais fácil aos estímulos que a cerca, facilitando assim a aprendizagem de técnicas específicas de um desporto.
Saber praticar um desporto seria saber utilizar as técnicas corporais básicas e específicas de uma modalidade esportiva, com isso podemos dizer que a aprendizagem desportiva é uma aprendizagem corporal e motora.
2.2 - Educação Psicomotora

Relacionados