Aprendiz Moçom

1890 palavras 8 páginas
A Loja Maçônica é a representação do Universo. Esta imensa esfera celestial, que é o Universo é, simbolicamente, representada pelo anel do Zodíaco, Os símbolos do Zodíaco, tanto quanto as suas doze colunas, são a representação desta esfera celeste, no centro da qual estamos nós, seres humanos, pequenas gotículas deste imenso oceano.
Deste modo, o significado das colunas e dos símbolos zodiacais é o mesmo, quer os símbolos estejam acima, ao lado, ou sobre as colunas. Neste caso, estão certas ambas as maneiras de colocação que o Irmão viu em diferentes Templos.
Tanto quanto a corda de nós, estas colunas e os seus símbolos são uma referência à universalidade de nossa Ordem, não tendo nenhum significado esotérico, religioso, astrológico ou místico.
Abaixo, envio pequeno trabalho sobre o Zodíaco e os Solstícios.
TFA
Fadista. O ZODÍACO E OS SOLSTÍCIOS Em astronomia e em astrologia, o Zodíaco é a zona ou faixa do firmamento dentro da qual estão o Sol, a Lua e os principais Planetas. Uma vez que as órbitas dos Planetas são praticamente fixas, um observador na Terra vê estes corpos celestes movendo-se em estreita faixa da esfera celestial (15º).
As várias configurações das estrelas fixas foram agrupadas, há mais de cinco mil anos, na Mesopotâmia (Tigre/Eufrates), em constelações que representavam objetos ou animais. Uma vez que as órbitas dos Planetas passavam pela maioria destas constelações, os gregos chamaram a esta zona do espaço “Zodiako Kyklos”, isto é, círculo de animais. O desenvolvimento da matemática astronômica permitiu aos sábios da Mesopotâmia estabelecer com precisão os doze signos zodiacais, cada um deles ocupando um arco de 30º da elíptica orbital do Sol. A história dos nomes dos símbolos zodiacais é desconhecida. Eles apareceram pela primeira vez em manuscritos gregos da alta Idade Média. O conceito de Zodíaco chegou ao Egito Antigo sob a dominação grega no século III aC . Após receber influências babilônicas e egípcias, o sistema

Relacionados