Aprender

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios Extras de Funções Orgânicas 1) UESC-BA A fórmula estrutural representada é da fenolftaleína, um indicador ácido-base. Em relação a esse composto, pode-se afirmar: a) Possui anéis aromáticos condensados. b) Apresenta grupamentos das funções aldeído e cetona. c) Apresenta cadeia alifática. d) É um indicador ácido-base, porque é um ácido carboxílico. e) Apresenta grupamentos fenólicos. 2)UFR-RJ O álcool alílico rincoferol é o feromônio de agregação da praga “broca do olho do coqueiro” (Rhycnhophorus palmarum) vetor da doença “anel vermelho”, letal para a planta, sendo responsável por enormes prejuízos neste tipo de cultura. A nomenclatura segundo a IUPAC do rincoferol representado abaixo é: a) b) c) d) e) 6,6-dimetil-2-hexen-4-ol. 2-metil-5-hepten-4-ol. 6-metil-2-hepten-4-ol.2,6-dimetil-5-hexen-4-ol. 6-metil-3-hepten-4-ol.

3) E.M. Santa Casa/Vitória-ES Após escrever a estrutura do 4,4-dietil-5-metildecano, indique o número de carbonos primários (P) secundários (S) terciários (T) e quaternários (Q) do composto.

4) Univali-SC Na embalagem de álcool para uso doméstico vem escrito: “álcool etílico hidratado 96ºGL, de baixo teor de aldeídos. Produto não perecível”. Assinalea alternativa correta. a) b) c) d) e) Álcool e aldeído são funções inorgânicas. Esse álcool é anidro. Esse álcool possui aproximadamente 96% de etanol e 4% de água. “Não perecível” significa deteriorar-se com facilidade. Essa mistura não é combustível porque existe presença de água.

5) Univali-SC Testosterona, com sua promessa de rejuvenescimento e virilidade, vira moda entre os quarentões.Testosterona é uma palavra que evoca imagens bem definidas: músculos, virilidade e masculinidade, o hormônio masculino por excelência. Calcula-se que um em cada seis homens com mais de 60 anos sofre com a queda nos níveis de testosterona. “Isso é muito mais comum do que se imaginava” diz o endocrinologista Geraldo de Medeiros da USP. Para esses senhores os médicos são unânimes, testosterona neles. Ohormônio ajuda a desenvolver a massa muscular e aumentar o apetite sexual. São duas preocupações do homem moderno. Mas o perigo está em quem os consome sem precisar. Os riscos a médio prazo são maiores do que os benefícios. Doses extras desse hormônio podem causar problemas no fígado e aumentam a probabilidade de câncer na próstata. Entre outros possíveis efeitos estão o aumento

das mamas e adiminuição dos testículos. Mulheres podem ter engrossamento irreversível da voz, calvície precoce e até infertilidade. Veja, 26/04/2000 Fórmula da testosterona ao lado: Assinale a alternativa verdadeira, considerando a fórmula apresentada. a) Sua cadeia é acíclica, homogênea e saturada. b) Apresenta função éter e álcool em sua estrutura. c) Sua cadeia é aromática com ramificações. d) Sua estruturaapresenta uma cadeia cíclica insaturada e ramificada. e) Sua fórmula mínima é C20H19O2. 6) Unifor-CE Um professor de Química escreveu na lousa a fórmula C 3H6O e perguntou a 3 estudantes que composto tal fórmula representava. As respostas foram: estudante 1 – propanona (acetona) estudante 2 – propanal estudante 3 – álcool propílico (propanol) O professor considerou certa a resposta dada somente por:a) 1 b) 2 c) 3 d) 1 e 2 e) 2 e 3 7) U. Católica de Salvador-BA A estrutura representa um feromônio, substância sexo-atrativa, produzida por certos insetos. Os conhecimentos sobre funções orgânicas permitem afirmar que essa substância é: a) b) c) d) e) um ácido carboxílico um hidrocarboneto; um aldeído; uma cetona; um álcool.

8) U. Uberaba-MG A vitamina K é encontrada na couve-flor, espinafre efígado e é uma substância essencial para os processos de coagulação sangüínea. De acordo com a sua estrutura, abaixo esquematizada, o seu peso molecular (em g/mol) e o número de átomos de carbono terciário são, respectivamente: (C=12; O=16 e H=1) a) b) c) d) 556 e 10 580 e 8 556 e 8 580 e 10

9) E.M. Santa Casa/Vitória-MG Escreva a estrutura do 4,5-dietil-6-metildecano e indique o nº de carbonos...
tracking img