Aprender e ensinar ciências naturais no ensino fundamental

Aprender e Ensinar Ciências Naturais no Ensino Fundamental


Vivemos numa sociedade em constantes transformações que instiga no ser humano a necessita de a todo tempo renovar os conhecimentos, oumesmo produzir e reproduzir novos conhecimentos a ponto de tornar o homem um ser autônomo capaz de atender as exigências dessa sociedade bem como suas próprias necessidades, e atuar enquantoconstrutor de sua história.
Nesse sentido o ensino de ciências é de grande importância para o homem, pois por meio deste ele tem a oportunidade de aumentar seu leque de conhecimentos e de produzir outros apartir dos conhecimentos científicos e experiências desenvolvidas, para então também fazer ciência.
Os PCNs (1997) (Parâmetros Curriculares Nacionais) cujo “objetivo é auxiliar o docente na execução deseu trabalho, compartilhando seu esforço diário de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papelem nossa sociedade”, abordam que para o ensino de Ciências Naturais é preciso construir uma estrutura de ensino que favoreça essa aprendizagem de forma significativa levando em consideração oconhecimento histórico e acumulado dos professores, alunos e a concepção de Ciência já construída, e as relações existentes com a Tecnologia e a Sociedade.
Para tanto, sabe-se que “isto só será alcançado sefor oferecido à criança brasileira, pleno acesso aos recursos culturais relevantes para a conquista de sua cidadania. Tais recursos incluem tanto os domínios do saber tradicionalmente presentes notrabalho escolar quanto às preocupações contemporâneas com o meio ambiente, com a saúde, com a sexualidade e com as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e àsolidariedade”.
“Nesse sentido, o propósito do Ministério da Educação e do Desporto, ao consolidar os Parâmetros, é apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão...