Aprender a aprender: aproveitar o tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDER A APRENDER: APROVEITAR O TEMPO

1- ESQUEMAS E RESUMOS.

ASPECTO GERAL: O aluno que se dedica a aprender a estudar desenvolve autonomia não só em seus estudos, mas também assume atitudes profissionais mais positivas. Encarar desafios para aprender é fortalecer-se para tomar decisões em todos os aspectos da vida.

Regras básicas de estudo:
1 - reconhecer a carência: enfrentar odesafio de aprender a ler, escrever – procure refrasear (reescrever) o que acabou de ler;
2 – criar um tempo no cronograma do dia-a-dia para estudar( como uma necessidade fisiológica: não se auto engane, cumpra o tempo. O tempo não existe por ele mesmo, nós o fazemos.
3 - criar métodos de eficácia de tempo: preparar-se para as aulas, ler e fazer anotações (apontamentos ) grifando as idéiasprincipais, anotando palavras- chave ( o processo facilita as revisões para as provas.Ganhos: Nos momentos de provas você não estuda, apenas revisa e sobra mais tempo para dedicar-se ao lazer; estabelecer unidades de leitura( escolha uma parte, unidade, capítulo. Comece e termine;
4 –valorizar o tempo da sala de aula – o mais precioso. Esteja presente de corpo e alma;
5 – estabelecer uma vontadeprópria para aprender: apaixone-se pelo que lê; ambientes adequados para estudos; material em mãos; silêncio interior (não ficar pensando em outras coisas enquanto estuda – focar no que está fazendo);
6 – para as reuniões de estudo em equipe: escolher um coordenador( dividir as tarefas (rapidamente). Ir para as reuniões com as leituras feitas. Ganhos: a discussão na equipe fica produtiva e a redação dotexto é concomitante. Estabeleça horários: início e fim das reuniões.

2- COMO ORGANIZAR A LEITURA: o texto científico/filosófico:
- primeira leitura: apenas para entrar em contato com o texto( um reconhecimento, como quem entra em um lugar pela primeira vez;
- segunda leitura: definição de propósitos: procurar as idéias e detalhes importantes e grifar (ao lado coloque palavras-chave).
-terceira leitura: procure dialogar com o autor do texto, faça perguntas, tais como: do que trata o texto? Qual o assunto? Como o autor organiza suas idéias principais e secundárias? Pronto, o passo seguinte e esquematizar e resumir.

OBS: o texto científico exige de quem o lê uma decodificação, ou seja, para Decodificar é precioso compreender como foi Codificado, em outras palavras ( entender OCOMO o texto foi construído e O QUE o autor demonstra em seu raciocínio – Introdução/desenvolvimento/conclusão.

3- A IMPORTÂCIA DOS ESQUEMAS E SUA CONSTRUÇÃO
Os esquemas, assim como os resumos, são anotações que fazemos para futuras redações, (SÍNTESE - criação de um novo texto a partir de vários textos esquematizados e/ou resumidos sobre um mesmo assunto) Ex. uma reflexão em forma decomentário, de artigo, de monografia, de dissertação etc.).

Definição: o Esquema é a linha diretriz seguida pelo autor na redação do seu escrito. Apresenta a visão de conjunto do texto, numa miragem você o compreende.
É um trabalho de condensação de um texto que pode ser construído em forma de tópicos, organograma, fluxograma, em forma de nuvem (como nos diálogos de gibi). A maneira gráfica é de suaescolha, desde que o compreenda.

De posse das regras básicas, você segue para criação de esquemas ou o que se chama Estudo Pela Leitura Trabalhada.
. crie seu próprio estilo de anotações: um grifo para separar o principal do acessório; interrogação para dialogar com seu professor(a); uma estrela para reforçar que está claro, enfim, use os marcadores que quiser desde que saiba o significadodeles. Lembre-se, qualquer forma de anotar é pessoal e a sua não serve para o seu colega. Ex. ? ___ !!! * ... // (

Normas do esquema:
a) Ser fiel ao texto – leia o que está escrito, não invente, não crie.
b) Procure captar o tema, títulos, subtítulos – siga a sequência de Introdução/desenvolvimento/conclusão. (I/D/C).
c) Seja simples, claro e distribuído ( I/D/C.
d) Condense idéias – ex....
tracking img