Aprender tocar rapido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fazendo Música
01/10/2003

Oi pessoal! É com o maior prazer que estou aqui para contar um pouco, sobre como colocar em prática esse trabalho; composição, gravação, edição e direito autoral (dentro da música, é claro).
Não são poucas as pessoas interessadas no assunto, então... vamos começar do princípio, tá bom?
Antes de qualquer coisa, é bom deixar claro que ser compositornão é exatamente o que as pessoas por aí costumam divulgar. Tipo; "Ninguém vive de música" ou "Ser compositor não é ter uma profissão" e por aí afora. Claro que muitos compositores (principalmente os mais antigos) talvez até por desinteresse, tiveram sérios problemas com direito autoral (problemas que temos até hoje), mas esquecemos de outros que foram muito bem sucedidos. Temos um Tom Jobin, queconseguiu se dar muito bem financeiramente, fazendo obras lindíssimas, Djavan, Roberto Carlos, e outros mais. Portanto, não são apenas os compositores extremamente populares que conseguem sobreviver de música. Conheço alguns (extremamente populares), que justamente por falta de informações, estão passando por fases difíceis.
Existem compositores de todos os tipos, assim como existem todos ostipos de profissionais atuando em diversas áreas.Compor é uma profissão como qualquer outra, a diferença é que a gente trabalha com o abstrato. Nossa matéria prima é fornecida por Deus, o que fazer com ela cabe a cada um.
Como em qualquer profissão, ela exige perseverança, dedicação e interesse. Em outras palavras: Profissionalismo. Fazer música é uma brincadeira deliciosa, mas fazer dessabrincadeira seu trabalho, é um empreendimento.Um empreendimento exige contatos.
O fato de conhecer aquela pessoa que é amiga daquela outra, que coincidentemente, é íntima daquela outra mais que tem o contato que interessa no momento, faz uma grande diferença. É tão ou mais importante que ter acabado de compor aquela grande música. Músicas você (que compõe) pode fazer sempre que quiser, contatosinteressantes não se encontra todos os dias.
Mais importante do que os contatos, só mesmo a sua imagem. Amizade, bom humor, otimismo e solidariedade são chaves capazes de abrir qualquer porta, por mais trancadas que estejam.Isso você já deve ter lido por aí, mas não custa nada ler mais uma vez, não é? Da próxima, vamos falar sobre música e letra. Quem começa primeiro? Como começa? Por onde?Pense a respeito, um abraço e boa sorte!

Qualquer dúvida a respeito do assunto, escreva pra mim: isoldab@uol.com.br
Venha trocar idéias sobre este artigo em nosso fórum!

Próxima Aula >>

Aula 2 - Perguntas Frequentes I

08/10/2003

Oi pessoal!

Obrigada pelos e-mails. Vou tentar responder todas as dúvidas na medida do possível, só que vai ter que ser um pouco de cada vez, tudobem?
As perguntas mais freqüentes foram:

Como conseguir compor?

A gente compõe exatamente como e quando a gente quiser compor. Compor tem que ser fácil, divertido, legal e principalmente: natural. Não dá pra forçar a barra. Se não for assim, não vai valer a pena. No tempo certo, surge esse impulso pra quem está afim. O mais importante é gostar de música, gostar do que se estáfazendo.
Entre o que vem primeiro, a música ou a letra, não é nem uma coisa nem outra, é o assunto. Sem o assunto, ou tema, não existe nem música nem letra. Compor é observar mais atentamente uma situação e nela achar um bom motivo para se fazer uma canção, música e letra.
Eu, particularmente e em geral, faço a música junto com a letra, mas já fiz a melodia pra depois colocar a letra. Tudoisso partindo sempre do assunto, entendeu?

Como mostrar a minha música para alguém gravar?

Com a canção pronta (letra e música) o próximo passo é gravar sua canção num estúdio, passar para um CD (demonstrativo) e procurar uma editora (para avaliar sua canção) que tenha o perfil desse trabalho, ou seja, que tenha acesso a cantores que gravem esse tipo de música. Por exemplo, editoras...
tracking img