Aprender quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSO DE PEDAGOGIA










ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE III
















ZANON, Lenir Basso, PALHARINI. Eliane Mai. A química no ensino fundamental de ciências. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Aprendizagem Real N° 2, NOVEMBRO 1995

“Muitos alunos e alunas demonstram dificuldades em aprender química, nos diversosníveis do ensino, por não perceberem o significado ou a validade, do que estudam”.( pág 15)

“Quando os conteúdos não são contextualizados adequadamente, estes se tornam distantes, assépticos e difíceis, não despertando o interesse e a motivação dos alunos”.( pág 15)

“Mais preocupante ainda é a dificuldade demonstrada mesmo por alguns professores de química em relacionar conteúdos específicoscom eventos da vida cotidiana.”(pág 15)

“Em geral, os professores de ciências têm formação deficiente em química, por isso é necessário intensificar o debate e reflexão em torno desta problemática para que a química — tão presente na vivência cotidiana — possa ser mais contemplada na formação básica dos alunos, trazendo maior contribuição para melhoria na qualidade de vida.”( pág 15)

“Chassot(1992) diz que “o conhecimento químico deve permear toda a área de ciências de 5ª a 8ª séries, e não se restringir a um semestre isolado, no final do primeiro grau, onde em geral se”. “Antecipam conteúdos do segundo grau”. O autor critica o fato da área de ciências serem fracionada em disciplinas. Nossas ações e reflexões têm apontado para a superação da forma fragmentada e distante com que aquímica vem sendo abordada, e estamos cada vez mais nos convencendo de que é necessário e possível iniciar os alunos numa certa abordagem da química muito antes da 8ª série.”( pág 15)

“O processo de ensino-aprendizagem em ciências na EFA é organizado com base em temas amplos de estudo, conforme descrito por Araújo e Maldaner (1992). Os alunos são intensamente envolvidos na execução de atividadesproblematizadoras em que buscam e sistematizam conhecimentos, não os recebendo prontos dos professores.” ( pág 15)

“Professores têm exercitado a vivência da interdisciplinaridade nos planejamentos e na execução do currículo, na escola, através da participação em espaços interativos de estudos semanais, buscando superar as visões fragmentadas e simplistas sobre a ciência e sobre as realidadesvividas.”( pag 16)
“Por considerar que o mundo se transformou e que as constantes e profundas transformações atingem os modos de vida como um todo, o ensino de ciências na EFA não se restringe ao estudo da natureza. Procura-se abordar o meio em sua complexidade, como o meio em constante transformação. É também com base nisso que percebemos a necessidade de que a química seja mais contemplada ao longodo ensino fundamental.” ( Pág 16)

“Na 4ª Série, na EFA, as crianças são iniciadas no currículo por área, isto é, ingressam formalmente no mundo das ciências. Ampliam-se as relações entre “os o que, os como e os por quês”, intensificando-se a busca por novas formas de explicação. O tema amplo de estudos trabalhado na 4ª série é alimentos e alimentação, enfocando o contexto próximo — o ar, aágua, o solo, os ambientes, o bairro, o município — nas abordagens e construções. “( pág 16)

“Paulo Freire (1987) alerta que no mundo escolar lemos palavras que cada vez menos se relacionam com nossas experiências concretas, sobre as quais não lemos, comentando que a escola silencia o mundo das experiências vividas ao ensinar a ler apenas as palavras da escola e não as ‘palavras do mundo’. Sendo osestudos centrados na compreensão e não na exigência de memorizações, as crianças usam palavras e conceitos novos em seus contextos próximos de ação, e não encontram dificuldades ao trabalhar com textos densos de conteúdos, abordados em suas implicações com as vivências. Localizando palavras-chave e idéias centrais, os alunos fazem incursões próprias da química e estabelecem as relações...
tracking img