Aprender jogando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JOGOS, DINÂMICAS & BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo o que luta, exerce domínio em todas as coisas, ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma coroa incorruptível”. 1 Coríntios 9.24-25







Priscila LaranjeiraVitória/ES

INTRODUÇÃO



Qualquer encontro seja uma palestra, uma aula, um chá de panela ou chá de bebê, um encontro de grupo pequeno, uma classe de escola bíblica, um acampamento ou um retiro, tudo fica bem mais dinâmico e interessante quando realizamos dinâmicas do tipo quebra-gelo. Essas dinâmicas sejam elas utilizadas para mudar o clima em um ambiente, proporcionarcompartilhamento, para melhorar a reciprocidade, a aceitação e para estimular a participação, são de fácil execução e, raramente, exigem recursos complicados.

É fato que “mesmo pessoas com extensa formação acadêmica não são influenciadas por especialistas. Ao contrário, elas são influenciadas por amigos”.

Mas o que significa isso?

Na prática significa que você não deve esperaraque as pessoas sejam influenciadas por você. Seja amigo delas. Tome muitos cafés juntos. Lembre-se: construir relacionamentos precisa de investimento de tempo e isso pode demorar. Seja um ouvinte atencioso e interessado. Cuidado para não monopolizar. Em um relacionamento é importante dar oportunidade ao outro e em um grupo a oportunidade deve ser oferecida a todos os participantes. Concilie.Aproveite o que existe em vez de recriar. Aceite e acate, sempre que possível, as sugestões dadas.

Em quase todas as situações, aprendemos melhor por meio de atividades lúdicas, afinal, é brincando que se aprende e essa é uma verdade simples que pode ser aplicada no trabalho, em um encontro de amigos, em uma viagem com a turma e em inúmeras situações.



Perguntas

Perguntasaparentemente despretensiosa são muito úteis em um encontro ou reunião, pois além de proporcionarem momentos de descontração ajudam a conhecer melhor os integrantes do grupo. Nem uma resposta é considerada errada uma vez que são particulares. Todos devem ser incentivados a responder e oriente os participantes a darem respostas curtas e objetivas afim de que todos possam ter a sua vez. Ouça as respostas e,quando possível, ao final do encontro relembre algumas respostas.



1. Qual o seu filme favorito? Quando o assistiu? O que mais chamou a sua atenção? Com qual personagem você mais se identificou?

2. Qual a sua comida preferida? Qual o sabor desta comida? Que lembranças ela lhe traz? Qual foi a última vez que você a comeu?

3. Qual a cor que você mais gosta? Por quê?Significado das cores: (Importante: esses significados servem apenas para ajudar a conhecer melhor as pessoas. Não têm nenhuma conotação psicológica ou séria. Servem para tornar o quebra-gelo mais atraente).

VERDE: representa a natureza,a esperança, perseverança, segurança, satisfação. È uma cor calmante. No sentido espiritual representa a esperança de vida eterna com Deus.

VERMELHO : Cor quente,atraente. Representa energia, calor, decisão, liderança. Também é símbolo de fogo, perigo, paixão, guerra e raiva. No sentido espiritual sempre representa o sangue de JESUS derramado em nosso favor.

AMARELA: Representa amizade, criatividade, alegria, cura, brilho, pessoa espirituosa, divertida. Também é símbolo de poder, pois lembra o ouro. Em sentido espiritual, pode representar as ruas de ouroda Nova Jerusalém.

AZUL: Traz tranquilidade, calma, é a cor do céu, por isso representa paz de espírito e segurança. Cor de pessoas intelectuais, leais e sinceras. No sentido espiritual é uma figura do céu, lugar onde Deus habita e onde iremos um dia morar.

VIOLETA: Cor que representa pessoas que estão procurando inspiração, que ficam muitas horas sem dormir. Símbolo de intuição e de...
tracking img