APRENDER COM PRAZER, PRAZER EM APRENDER!

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA OFERTA ESPECIAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA


AURORA MARIA GALETO
HELDA APARECIDA DA SILVA
SABRINA DO ROCIO RODRIGUES




ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NAS DICIPLINAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO ll
PROJETO DE ESTÁGIOPONTA GROSSA
2012
AURORA MARIA GALETO
HELDA APARECIDA DA SILVA
SABRINA DO ROCIO RODRIGUES


ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NAS DICIPLINAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO ll
PROJETO DE ESTÁGIO






Projeto de estágio da Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio II - Licenciatura emPedagogia - Oferta Especial na Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Tutora: Franciane Braga Machado Gonçalves






PONTA GROSSA
2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA OFERTA ESPECIAL

PROJETO DE ESTÁGIO ENSINO MÉDIO

ACADÊMICAS: AURORA MARIA GALETO
HELDA APARECIDA DA SILVA
SABRINA DO ROCIO RODRIGUES
TURMA: 3
PÓLO:PONTA GROSSA
DISCIPLINA: DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO MÉDIO
ATIVIDADE: PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO MÉDIO
TUTORA: FRANCIANE BRAGA MACHADO GONÇALVES
SUPERVISOR TÉCNICO: SANDRA MARA TAVARES SANTOS

2. TÍTULO:
APRENDER COM PRAZER, PRAZER EM APRENDER!

3. DIAGNÓSTICO DO CAMPO DEESTÁGIO

O estágio das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio será realizado no Centro Municipal de Educação Infantil João Paulo II, situado a Rua Félix Tadeu Meyer, s/n, no bairro Jardim Primavera, na cidade de Castro do Estado do Paraná-CEP; 84174-050 EMAIL: cmeijoãopaulo@castropr.gov.br.
A instituição atende 252 alunos diariamente em período integral na faixa etária de quatro meses a cincoanos de idade. A comunidade escolar atendida se caracteriza através de uma vida simples, com pouca liberdade para brincar na rua, devido ao alto índice de violência que ocorre nas proximidades do bairro que vivem. As crianças encontram no CMEI, a atenção, amor, o carinho e a liberdade que necessitam para se desenvolver. O nível socioeconômico dos alunos que freqüentam a instituição é baixo com rendamédia das famílias de um a dois salários mínimos. Os pais trabalham nas mais diversas profissões, tais como: (pedreiro, bóia-fria, auxiliar de produção, segurança, vendedor, motorista, autônomo), as mães em sua maioria são domésticas ou cuidam do lar. A religião predominante é a católica, embora haja um número significativo de famílias evangélicas. O grau de escolaridade dos pais é de EnsinoFundamental a Médio, sendo que este último predomina. O CMEI acolhe crianças com necessidades especiais, sendo que as mesmas são incluídas em atividades pedagógicas e recreativas regulares, garantindo o cuidar e o educar, de acordo com as necessidades e capacidades de cada um. A Associação de Pais e Mestres, composto por pais, professores e funcionários é bastante atuante e participativa. Nomomento da realização deste estudo, a equipe de gestão é composta pela diretora Gisele Toth Larocca, formada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais, e pela coordenadora pedagógica Sandra Mara Tavares dos Santos, também formada em Pedagogia. Atuam nessa instituição 27 professoras, divididas nas diferentes faixas etárias.

4. JUSTIFICATIVA

O estágio supervisionado tem porfinalidade aproximar o acadêmico da realidade escolar, viabilizando um campo de conhecimento a ser investigado, onde será possível relacionar teoria e prática, também permite que o acadêmico reflita sobre suas concepções, dúvidas e tome conhecimento de outros segmentos que envolvem o cotidiano escolar.
O estágio de intervenção a ser realizado é de obrigatoriedade do Curso de Pedagogia da UEPG...