Aprendendo a navegar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 182 (45314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sebastião Fernandes
Capitão Amador

a Navegar
3ª Edição
Revista, ampliada e atualizada de acordo com a Portaria 76/2006 da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil

Aprendendo

Manual da Navegação Costeira
Programa completo para o Candidato à Carteira de Habilitação de Mestre Amador de acordo com as novas normas publicadas pela Marinha em 2006.

Ficha Catalográfica
F363aFernandes, Sebastião Aprendendo a navegar : manual da navegação costeira/ Sebastião Fernandes, .. 3.edFlorianópolis Postmix. 2006 155 p. : il Programa Completo para o Candidato a Carteira de Habilitação de Mestre Amador ISBN 85-905026-1-9 Inclui bibliografia. 1.Navegação. 2. RIPEAM. 3. Publicações Náuticas Radar e GPS. 4.Instrumentos de Navegação. 5 Noções de Estabilidade 1. Título

CDD 623.89Catalogação na publicação por: Onélia Silva Guimarães CRB 14/071

VISANDO EVITAR CÓPIAS PIRATAS NÃO AUTORIZADAS E MANTER OS DIREITOS AUTORAIS, TODAS AS PÁGINAS DESTE DOCUMENTO SERÃO PERSONALIZADAS COM O NOME DA PESSOA QUE ADQUIRIU O MATERIAL. DESTA FORMA É TERMINANTEMENTE PROIBIDA QUALQUER FORMA DE REPASSE DO ARQUIVO, OU MESMO REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DA OBRA, SEM AUTORIZAÇÃO POR ESCRITO DOAUTOR. OS DIREITOS AUTORAIS DESTA DA OBRA PERTENCEM AO AUTOR CONFORME LEI FEDERAL 9.610/98 E A VENDA, CESSÃO OU REPASSE DE CÓPIAS ELETRÔNICAS OU IMPRESSAS CONSTITUI CRIME DE PIRATARIA PREVISTO NA MESMA LEI. CASO A OBRA SEJA REPASSADA PARA TERCEIROS, A EMPRESA APRENDENDO A NAVEGAR ADOTARÁ AS MEDIDAS JUDICIAIS CABÍVEIS REQUERENDO INDENIZAÇÃO PELA UTILIZAÇÃO INDEVIDA DE SEU MATERIAL. Autor SebastiãoFernandes - Capitão Amador – Itapema/SC “REGISTRO NO MINISTÉRIO DA CULTURA – FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL ESCRITÓRIO DE DIREITOS AUTORAIS - REGISTRO Nº 278.480 livro 502 Folha 140 Todos os direitos reservados ao autor, conforme Lei 9.610/98”

Registro no Ministério da Cultura - Fundação Biblioteca Nacional Escritório de Direitos Autorais Registro nº 278.480 livro 502 Folha 140 Todos os direitosreservados ao autor, conforme Lei 9.610/98. Proibida a reprodução total ou parcial da obra, sem autorização por escrito do autor.

Distribuição: (47) 9975.6691 ou pelo site: www.aprendendoanavegar.com.br

a Navegar
3ª Edição

Aprendendo

PREFÁCIO
Quando você obteve sua Carteira de Habilitação de Arrais Amador você legalmente se habilitou para conduzir embarcações em águas interiores,como baías, enseadas, lagoas, rios e lagos. Na oportunidade, você deu seu pontapé inicial no mundo da navegação amadora. Se agora você retorna para obter sua Carteira de Mestre Amador é porque você certamente gostou das coisas do mar, tornou-se um marinheiro de verdade e, portanto, você quer se aprofundar naquilo que chamamos de a verdadeira navegação, ou seja, a navegação costeira, longe daspraias, bem distante da terra firme, lá onde costumamos dizer que o filho chora e a mãe não ouve... E agora a navegação não é mais para iniciantes, agora ela é coisa para quem realmente é do mar, para quem tem a água salgada nas veias, para quem respira maresia. Diz-se que o Mestre Amador sabe navegação e o Arrais Amador acha que sabe.... Entre aqueles que possuem motocicletas costumamos dizer que hádois tipos de usuários de motos: os motoqueiros e os motociclistas. Motoqueiro é aquele que usa a moto de uma forma irresponsável, com a descarga toda aberta, em altíssima velocidade e motociclista é aquele romântico, que usa a moto de forma moderada, que curte o passeio, o visual das montanhas, que deixa o cabelo ao vento, que respira liberdade. Pois entre os navegantes este fenômeno tambémacontece: há os lancheiros e os navegantes. Lancheiro é aquele exibicionista, que coloca 2 motores de popa de 250HP numa pequena lancha e faz besteiras inenarráveis com sua embarcação e depois a vende por preço de banana, por não ter se adaptado ao mar. Navegante é aquele cidadão que junto de sua amada faz uma travessia moderada com sua embarcação (sim, porque navegante não tem lancha; tem embarcação),...
tracking img