APRENDA COMO MANUSEAR E LER A B BLIA SAGRADA

773 palavras 4 páginas
APRENDA COMO MANUSEAR E LER A BÍBLIA SAGRADA

Para aprender a manusear a Bíblia, deve-se saber o que são capítulos e versículos. Os capítulos normalmente aparecem em números grandes. Os versículos são as divisões que encontramos dentro dos capítulos, normalmente os versículos aparecem em números pequenos, que estão obrigatoriamente no meio do texto bíblico, sua função é de auxiliar na localização das frases bíblicas.
A pontuação é a forma que encontramos para manusear a Bíblia com maior facilidade.

As citações bíblicas são apresentadas sempre da seguinte maneira: título do livro, seguido do capítulo e do versículo. Muito importante, porém, é saber distinguir o valor dos diversos sinais de pontuação.

As principais pontuações bíblicas são as seguintes: A vírgula (,) separa o capítulo do versículo.

O ponto (.) indica um salto entre os versículos. Deve-se ler somente o versículo anterior ao ponto e o versículo seguinte ao ponto.

O hífen (-) é o contrário do anterior: deve-se ler desde um versículo até outro, sem omitir os versículos intermediários.

O ponto e vírgula (;) separa citações dentro de um mesmo livro ou de um livro para outro.

Os parênteses (( )) cercam textos praticamente iguais à citação anterior, como acontece com frequência, por exemplo, com citações dos três primeiros Evangelhos.

Um esse (s) indica o versículo imediatamente seguinte ao número que o precede: portanto, o total de dois versículos.

Dois esses (ss) designam os dois versículos imediatamente ao número que o precede: portanto, o total de três versículos. Para mais de três, usa-se o hífen (-), que, aliás, pode ser usado mesmo nos dois casos anteriores (s, ss).

Quando não se indica o versículo, é sinal de que se trata do capítulo inteiro ou quase inteiro. Neste caso nunca se usa a vírgula (,) e os outros sinais continuam com o mesmo significado, porém, com relação a capítulos e não a versículos.

Citações extensas, que ultrapassam o capítulo, adotam o traço maior, isto

Relacionados

  • O que a Biblia realmente ensina
    61265 palavras | 246 páginas
  • 09 Coment Rio Beacon G Latas A Filemom
    277532 palavras | 1111 páginas