Apreciação e contato com obras do pintor almeida junior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto

Nível: 4ª série (10 anos)
Duração: 10 semanas (ou 2 meses e meio)
Objetivos: Ampliação do universo cultural; apreciação e contato com obras do pintor Almeida Junior; valorização dafamília.
Etapas:
1ª aula: Apreciação da obra “A família de Antônio Augusto Pinto”
- Motivação Inicial: Perguntar aos alunos se eles já viram alguma obra de arte, onde viram, se sabemo nome, se gostaram, se já visitaram uma exposição, etc.
- Explicar que será feito um projeto de Artes e que, em um momento do projeto visitaremos uma exposição.
- A apreciaçãoserá feita em uma roda de conversa, na qual cada aluno irá sortear uma pergunta sobre a obra (as perguntas formuladas previamente pela professora terão como objetivo despertar nos alunos um olharcrítico sobre a obra, observando seus detalhes e imprimindo sua opinião pessoal). Os alunos deverão registrar em seu material a análise da obra feita em conjunto pela classe
- Pedir que, para apróxima aula, os alunos pesquisem sobre a obra apreciada para descobrir quem é o pintor.

2ª aula: Conhecendo o Artista
- Os alunos irão socializar aquilo que pesquisaram sobre oartista Almeida Junior; a professora deverá levar material complementar.
- Um dos alunos será o “escriba”, fazendo uma síntese das informações trazidas pelo grupo na lousa.
-Conversar com os alunos quais eram as suas expectativas, se eles imaginavam que era um artista brasileiro e o que acharam da história de Almeida Junior.
- Retomando a apreciação do quadro “Afamília de Antônio Augusto Pinto”, propor que os alunos escolham o elemento do quadro que mais gostaram e ampliem utilizando folha sulfite e lápis de cor.
- Para próxima aula pedir que os alunostragam uma foto de sua família.

3ª aula
- Relembrar as questões da análise da obra que foi feita pelo grupo e questionar: pelos trajes da família, pelo jeito que as pessoas se...
tracking img