Apreciação crítica do texto: orientações para promover a aprendizagem do aluno com transtornos globais do desenvolvimento, deficiência intelectual ou atraso cognitivo e deficiência física na sala de aula.

Apreciação Crítica do Texto: Orientações para promover a aprendizagem do aluno com Transtornos Globais do Desenvolvimento, Deficiência Intelectual ou atraso cognitivo e Deficiência Física na sala deaula.








Apreciação crítica textual apresentada ao Curso de Especialização em AEE – Programa de Especialização Lato-Sensu do INSTITUTO DEDESENVOLVIMENTO EM EDUCAÇÃO - IDEA, como um dos pré-requisitos para do título de Especialista em AEE.














Ao me deparar com a leitura do texto “Orientações para promover aaprendizagem do aluno com transtornos globais do desenvolvimento, deficiência intelectual ou atraso cognitivo e deficiência física na sala de aula e na escola”, de imediato percebi pertinência do temaabordado e das informações ali contidas que, com toda certeza, cooperariam para abrilhantar meu currículo e conhecimentos, enquanto aspirante a especialista em Atendimento Educacional Especializado.Baseando-se em um discurso de autoridade de autoria de SMITH, D. D. 2008, o autor inicia sua trajetória pelo tema proposto discorrendo sobre os distúrbios conhecidos como Transtornos Globais doDesenvolvimento TGD, alertando-nos a respeito do fato de que embora os TGD venham a englobar os diferentes transtornos do Espectro Autista (Wing e Gould, 1979) eles não se reportam apenas aos distúrbiosrelacionados ao autismo.

Seguindo adiante em seu texto, o autor discorre a respeito das características comumente perceptíveis no portador de autismo, relatando ainda sobre as característicasespecíficas encontradas nas diversas síndromes relacionadas a tal distúrbio e as limitações a que são submetidos os portadores de tais problemas.

A essa altura do texto, percebe-se aintenção do autor de compartilhar uma grande gama de informações a respeito do assunto acima citado. Percebe-se ainda que o autor possui muito conhecimento a respeito do assunto tratado. Entretanto...
tracking img