Apreciação crítica do texto: orientações para promover a aprendizagem do aluno com transtornos globais do desenvolvimento, deficiência intelectual ou atraso cognitivo e deficiência física na sala de aula.

Apreciação Crítica do Texto: Orientações para promover a aprendizagem do aluno com Transtornos Globais do Desenvolvimento, Deficiência Intelectual ou atraso cognitivo e Deficiência Física na sala de aula.








Apreciação crítica textual apresentada ao Curso de Especialização em AEE – Programa de Especialização Lato-Sensu do INSTITUTO DEDESENVOLVIMENTO EM EDUCAÇÃO - IDEA, como um dos pré-requisitos para do título de Especialista em AEE.














Ao me deparar com a leitura do texto “Orientações para promover a aprendizagem do aluno com transtornos globais do desenvolvimento, deficiência intelectual ou atraso cognitivo e deficiência física na sala de aula e na escola”, de imediato percebi pertinência do temaabordado e das informações ali contidas que, com toda certeza, cooperariam para abrilhantar meu currículo e conhecimentos, enquanto aspirante a especialista em Atendimento Educacional Especializado.

Baseando-se em um discurso de autoridade de autoria de SMITH, D. D. 2008, o autor inicia sua trajetória pelo tema proposto discorrendo sobre os distúrbios conhecidos como Transtornos Globais doDesenvolvimento TGD, alertando-nos a respeito do fato de que embora os TGD venham a englobar os diferentes transtornos do Espectro Autista (Wing e Gould, 1979) eles não se reportam apenas aos distúrbios relacionados ao autismo.

Seguindo adiante em seu texto, o autor discorre a respeito das características comumente perceptíveis no portador de autismo, relatando ainda sobre as característicasespecíficas encontradas nas diversas síndromes relacionadas a tal distúrbio e as limitações a que são submetidos os portadores de tais problemas.

A essa altura do texto, percebe-se a intenção do autor de compartilhar uma grande gama de informações a respeito do assunto acima citado. Percebe-se ainda que o autor possui muito conhecimento a respeito do assunto tratado. Entretanto algumasbarreiras interpõem-se entre texto e leitor, impedindo a interação compreensivamente satisfatória entre ambos. O principal obstáculo percebido foi a falta de revisão textual, no qual aparecem inúmeras palavras emendadas, dificultando a fluência da leitura.

A despeito desse fato pode-se afirmar que as informações veiculadas no texto foram de grande valia aos aspirantes a especialistas emAEE, pois acrescentaram conhecimentos relacionados a diversas síndromes, tais como a de Rett, a de Asperger, que foram descritas de forma relativamente sistematizada, clara, e concisa. Entretanto, por vezes percebe-se a necessidade de maior detalhamento nos conceitos apresentados, no sentido de disponibilizar mais informações e embasamento teórico, além da imprescindível revisão de texto, que tantofez falta.

Mais adiante em seu texto o autor, embasando-se na afirmativa de Manzine e Deliberato (2004), faz alusão à deficiência física e as várias etiologias que podem ocasioná-la, dentre as quais, podem-se enumerar fatores genéticos, virais, bacterianos, neonatais e traumáticos. Ainda dentro da problemática da deficiência física, o autor afirma que a criança portadora de tal limitação“só terá problemas escolares se a lesão for ao nível do sistema nervoso”, ficando mais prejudicadas no processo ensino aprendizagem, aquelas portadoras de TGD (p.10).

O autor relata ainda sobre o público a que se destina o Atendimento Educacional Especializado, detalhando que “os alunos com TGD são aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento psicomotor,comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras”.

Depois de citar uma série de exemplos relacionados a como lidar com as diversas dificuldades apresentadas por alunos portadores de tais síndromes, o autor discorre sobre a importância da figura do professor para o sucesso do aluno foco, no processo ensino aprendizagem. Aborda ainda o fato de que o “aluno com TGD...
tracking img