Apr completa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Preliminar de Riscos

Jeferson dos Santos Nobre Novembro/2009

Perigo e Risco

1) É possível termos um ambiente sem perigo? NÃO 2) É possível termos um ambiente sem riscos? SIM

SENDO:

Riscos
– – – – – – – De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos; Ataque de animais peçonhentos/domésticos. Riscos ocupacionais
• Consideram-se riscos ocupacionais, os agentes existentes nos ambientes de trabalho, capazes de causar danos à saúde do empregado.

Riscos ergonômicos:
• Biomecânicos: posturas inadequadas de trabalho, levando a intensas solicitações musculares, levantamento e transporte de carga, etc. • Organizacionais: “pressão psicológica” para atendimento a emergências ou a situaçõescom períodos de tempo rigidamente estabelecidos, pressões da população com falta do fornecimento de energia elétrica. • Psicossociais: elevada exigência cognitiva necessária ao exercício das atividades. • Ambientais: risco ambiental compreende os físicos, químicos e biológicos; esta terminologia fica inadequada, deve-se separar os riscos provenientes de causas naturais (raios, chuva, terremotos,ciclones, ventanias, inundações, etc.).

Definições
– Causa de acidente é a qualificação da ação, frente a um risco/perigo, que contribuiu para um dano seja pessoal ou impessoal.
Ex.: A avenida com grande movimento não constitui uma causa do acidente, porém o ato de atravessá la com pressa, pode ser considerado como uma das causas.

– Controle é uma ação que visa eliminar/controlar o risco ouquando isso não é possível, reduzir a níveis aceitáveis o risco na execução de uma determinada etapa do trabalho, seja através da adoção de materiais, ferramentas, equipamentos ou metodologia apropriada.

Planejamento
Antes da fase de execução, serão analisados os riscos potenciais. Este trabalho é realizado através da Análise Preliminar de Risco – APR, no mínimo, as seguintes informações: •Objetivo da aplicação da APR; • Descrição detalhada das etapas dentro de um serviço, operação ou atividade; • Identificação dos riscos existentes em cada etapa; • Metodologia utilizada, ressaltando os critérios da análise; • Apresentação do sistema analisado, identificando os módulos de análise e apresentando as planilhas correspondentes com cenários dos acidentes arrolados pela técnica; • Listagemdas recomendações decorrentes da APR; • Referências; • Fluxogramas, plantas...

Análise Preliminar de Risco (APR)
– Trata-se de uma técnica de análise prévia de riscos. – Análise Preliminar de Risco é uma visão do trabalho a ser executado, que permite a identificação dos riscos envolvidos em cada passo da tarefa, e ainda propicia condição para evitá-los ou conviver com eles em segurança. –Por se tratar de uma técnica aplicável à todas as atividades, a técnica de Análise Preliminar de Risco é o fato de promover e estimular o trabalho em equipe e a responsabilidade solidária.

Técnicas de Análise de Riscos
A análise de risco é a parte estratégica no desenvolvimento de um produto ou serviço (sistema ou atividade). Ela deve identificar os perigos e estimar, avaliar e controlar osriscos e a eficácia do controle, associados aos produtos por ele fornecidos. Deve-se definir uma metodologia lógica para avaliar os riscos envolvidos em produtos, processos e sistemas para minimizar a possibilidade de falhas no desenvolvimento, produção e utilização de um produto ou na realização de um serviço, aumentando a confiabilidade e segurança associados aos produtos e serviços fornecidos. APR – Análise Preliminar de Riscos
Unidade: Processo: Coordenador: No Risco Causas Efeitos Área Equipamento: Revisão: 01
Data:

Página: 01

Equipe Técnica: Controles Existentes Cat. Prob. Cat. Sev. Grau Risco Ações para Gerenciamento dos Riscos

FMEA/ AMFE – Análise de Modos de Falha e Efeitos
Unidade: Processo: Coordenador: No Componente Mod o de Falh a Área Equipamen to: Revisão: 01...
tracking img