Appc de portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ- UNIOESTE
CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO
COLEGIADO DE PEDAGOGIA














RELATÓRIO DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃOE DA LINGUA PORTUGUESA












FRANCISCO BELTRÃO – PR 2011
ALUNAS: Ana Paula Ribeiro, Maria Lucia Scharf













Relatóriode APCC do 3º ano de Pedagogia noturno, referente ao letramento e alfabetização das turmas de 1º e 2º anos do 1º ciclo do ensino fundamental, apresentado a disciplina de Fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização e da língua portuguesa, sob orientação da professora Benedita de Almeida.











FRANCISCO BELTRÃO-PR
2011

INTRODUÇÃO


O presente trabalho foirealizado em forma de APCC, para a disciplina de Fundamentos Teóricos e metodológicos da Alfabetização e da língua Portuguesa, com a finalidade de observar as práticas de letramento e alfabetização, que embasam o trabalho das professoras regentes do 1° ano e 2° ano, a fim de enriquecerem nossos estudos e reflexões sobre a temática, para que assim possam a vir contribui para nossa formação docente.As observações descritas no relatório abaixo foram realizadas no dia 27 de abril de 2011, na Escola Municipal Frei Deodato, localizado Rua Governador Parigot de Souza, s/n°, bairro Cango, cidade de Francisco Beltrão – Pr. No qual observamos como ocorre o processo de alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a partir destas observações vamos descrever como está ocorrendo à aquisiçãoda leitura e escrita.


















































RELATO DAS OBSERVAÇÕES NA TURMA DO 1° ANO DO CICLO B


A professora do 1º ano do ciclo B possui formação em magistério, graduação em Economia Doméstica e, também, graduação em Ciências com habilitação para atuar em matemática, e pós-graduada em Gestão dePessoas. Ela atua a mais de 10 anos na área educacional. Na sala estudam 21 alunos, com faixa etária de 6 anos de idade.
As atividades que foram desenvolvidas consistiram em atividades de expressão oral, de decodificação e codificação do processo de alfabetização, perpassando por um desenho de um bolo no quadro, pois eles estavam trabalhando os ingredientes de bolo no dia (anexo atividade I). Osalunos disseram um a um para a professora os ingredientes que constituíam o bolo. Realizaram atividades de completar com as palavras dos desenhos representados em uma folha imprensa, referente à atividade “os ingredientes de bolo”. A professora deu ênfase à norma culta da língua, muitas vezes soletrando e separando as palavras em sílabas para que elas pudessem ser fixadas. Em média as atividadesduraram entre 15 e 25 minutos, notando-se não haver muita ligação entre uma atividade e outra, com elo de término de uma e começo de outra com a seguinte frase “passem um traço, pulem uma linha e vamos começar uma atividade nova”.
Quanto às interações, percebemos que elas se deram mais na perspectiva aluno-professor, já que muitas das intervenções aconteceram individualmente. Os alunosperguntavam coisas do tipo: “isso está certo?”, “é assim que se escreve?”, recebiam respostas diretas, na maioria das vezes esclarecedoras, mas procuravam falar mais quando solicitados. Podemos perceber que a professora procurava dar qualidades às interações, mas eles não realizam muitas atividades em grupos. Foi possível observar também que alguns alunos trocam algumas letras por outras, como “j” por“g”, ou “m” por “n”, “c” por “k”, “ch” por “x”, ou o seu contrário. Podemos citar como exemplo as palavras: chocolate, Nescau. Sobre esse aspecto Rosa comenta que:


Faz parte do papel do professor compreender que erros devem ser vistos como sendo um indício do que a criança não consegue realizar sozinha ainda. Apostando em seu papel para o desenvolvimento intelectual da...
tracking img