ApostilaPD1 rapchan

14845 palavras 60 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO TECNOLÓGICO
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

Processamento de Dados 1
Linguagem de Programação Pascal

Francisco Rapchan rapchan@writeme.com http://www.inf.ufes.br/~rapchan/pd1/
Capítulo 1 Introdução
O objetivo desta pequena apostila é servir de material de apoio para os cursos introdutórios de Processamento de Dados ministrados pelos professores do Departamento de Informática do Centro Tecnológico da UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Deve ficar claro que não há aqui nenhuma pretensão em substituir os livros texto. Ao contrário, os livros devem ser adquiridos e estudados com afinco pois trazem informações valiosas e de uma forma muito mais abrangente e completa do que esta pequena apostila.
Os capítulos seguem a ordem natural do aprendizado da programação. Começamos no capítulo 2 tratando de algoritmos de uma forma bem superficial. Em muitas instituições de ensino é usado um semestre inteiro só neste tópico tamanha é a sua importância.
O capítulo 3 mostra as primeiras características da linguagem Pascal. Embora esta linguagem tenha sido adotada muito mais pelo seu aspecto didático do que por sua aplicabilidade em sistemas reais já neste capítulo começamos a construir programas úteis para aplicação nas ciências exatas.
O capítulo 4 mostra dos tipos primitivos da linguagem Pascal tais como real, integer, char, string, etc.
O capítulo 5 mostra a importância da modularização como elemento de qualidade de desenvolvimento de software. Neste capítulo mostramos como a modularização pode ser feita em Pascal usando funções e procedimentos.
No capítulo 6 tratamos de uma forma muito comum de tratar dados: os vetores.
Abaixo listamos uma pequena bibliografia para consulta. Grandes partes desta apostila foram baseadas ou extraídas desta bibliografia.
Programação em Pascal. Byron S. Gottfried. McGraw-Hill - Coleção Schaum (livro texto principal adotado para a disciplina).
Apostila de Técnicas de Programação. Osmar

Relacionados