Apostilaestradasderodagemi 140226213557 Phpapp01

19223 palavras 77 páginas
ENGENHARIA CIVIL

1. Introdução
A sociedade se desenvolve de acordo com a evolução do seu sistema de transporte e as estradas fazem parte desse sistema, que evolui com o progresso tecnológico, sendo este dependente direto dos recursos técnicos e financeiros de um país.
As estradas têm uma função econômica, que se manifesta em todas as épocas de sua evolução. Elas dão origem a povoações ao longo do percurso, ampliam as formações urbanas, valorizam terrenos atravessados, permitem o deslocamento rápido de grandes massas de produtos e estimulam o bem estar e o progresso para as regiões.
Após o caminho primitivo, surgiu a via mais larga, utilizada pelos romanos, cartagineses e outros povos. As construções e pavimentos muito sólidos e bem trabalhados tinham objetivos guerreiros de conquista.
Na Europa, durante a idade média predominava os Feudos que, isolados , pouca atenção davam às ligações externas.
Durante a época da renascença houve o ressurgimento das estradas como obras de maior porte e neste contexto, a preocupação rodoviária é estendida a todo o continente europeu. A partir do séc. XVIII foram construídas vias mais amplas, com melhor traçado, revestidas e bem acabadas, para os novos tipos de veículos, ligando as sedes administrativas a todas as unidades do país, às capitais e aos territórios, até aos menores núcleos onde houvesse populações ponderáveis.
1.1 - Histórico
A seguir faremos um resumo histórico de alguns acontecimentos que contribuíram para o desenvolvimento das estradas e do veículo automotor:
1.1.1) Desenvolvimento das vias
A)








Europa
Fins do séc. XVII : reforma da antiga rede de estradas de novas vias.
Transportes de tração animal: Carruagens; Charretes; Carros de boi
Século XVIII: evolução nos métodos de construção de estradas
(MacAdam e Telford - Inglaterra)
Século XIX: Locomotiva a vapor (Inglaterra - 1814)
Transporte de carvão nas minas do País de Gales.
1815 - primeira estrada de ferro do mundo (Stokton-Darlington) vel. = 25

Relacionados