ApostilaEducacao E Comunicacao Em SaudeAndrea 2013

14375 palavras 58 páginas
SUMÁRIO

Unidade 1. Arqueologia da Educação em Saúde
5
Unidade 2. Comunicação - Relevância para a Saúde
8
Unidade 3. Métodos e Modelos de Comunicação em Saúde
12
Unidade 4. Comunicação em Saúde e Controle Social
17
Unidade 5. Instrumentos para Educação e Comunicação em Saúde
22
Unidade 6. Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde
26
Unidade 7. Enfrentamento na Interlocução
32
Unidade 8. Estratégias de Comunicação e Promoção em Saúde
34
Unidade 9. Educação Popular em Saúde
39
Referencias
45
Termos Técnicos / Siglas
47

UNIDADE 1 – ARQUEOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Revisitar os aspectos históricos da construção de conceitos e da criação de estratégias na área da saúde possibilita entender em que bases estes foram concebidos e de que maneira é possível apreende-los, questiona-los e reconstruí-los. Desta forma retomamos a seguir, alguns percursos da história a fim de contextualizar a importância do desenvolvimento de conceitos e práticas efetivamente constituintes de saúde e cidadania. Assim, entendemos a relevância de traçar o contexto histórico em que estes campos dialogam e se articulam para compreender comportamentos, hábitos e atitudes em saúde.
Partimos do pressuposto de que saúde e doença são fenômenos decorrentes das situações de vida e das relações das pessoas com o meio; as condições de vida e o modo como as pessoas estabelecem suas relações com o meio em que vivem podem determinar aspectos mais ou menos saudáveis e desenvolver estratégias de lidar com as problemáticas de saúde (Reis,2006). Dito de outra forma, é necessário ampliar o olhar para identificar na atualidade a realidade construída ao longo do tempo para o entendimento da relação do homem com o meio em que vive.
No Período Colonial (1500-1808), inexistiam políticas públicas voltadas à saúde. Com a chegada da Família real no Brasil (1808), ocorreu o estabelecimento de normas sanitárias para os portos com o propósito de impedir a entrada de doenças contagiosas. Nesta

Relacionados