ApostilaAlgoritmo

10229 palavras 41 páginas
Lógica de Programação

Algoritmos

Curso

: UNILINS - Centro Universitário de Lins

Professor : Adalberto Sanches Munaro
Luiz Henrique Castelo Branco

Lins/SP

1. Introdução à Lógica de Programação
Como este é um curso de lógica de programação, vamos iniciar nossos estudos procurando entender o que é lógica de uma forma geral. A seguir serão dadas algumas definições que procuram elucidar o termo lógica.
Lógica:
 [do grego logiké, que significa "arte de raciocinar"]. Na tradição clássica, aristotélico-tomista, conjunto de estudos que visam a determinar os processos intelectuais que são condição geral do conhecimento verdadeiro.
(1a definição encontrada no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)
 Coerência de raciocínio, de idéias. (6a definição encontrada no Dicionário
Aurélio da Língua Portuguesa)


Maneira de raciocinar particular a um indivíduo ou a um grupo: a lógica da criança, a lógica primitiva, a lógica do louco. (7a definição encontrada no
Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)

A lógica trata da correção do pensamento. Como filosofia ela procura saber por que pensamos de uma forma e não de outra. Poderíamos dizer também que a lógica é a arte de pensar corretamente e, visto que a forma mais complexa de pensamento é o raciocínio, a Lógica estuda ou tem em vista a "correção do pensamento". A Lógica ensina a colocar Ordem no Pensamento.
Exemplo:
1) Todo vulcano tem orelhas pontudas.
Spock é vulcano.
Logo, Spock tem orelhas pontudas.
2) Todo aluno que se formar em Análise pela UNILINS será um bom profissional em
Informática.
Se você se formar em Análise pela UNILINS, então você será um bom profissional em Informática. (mas para isso terá que estudar muito!!!)
Normalmente somos bem sucedidos na execução de uma tarefa quando empregamos raciocínio lógico (lógica). Se queremos ter bons resultados numa prova escolar, devemos estudar o assunto que será tratado na prova (isto é lógico, pois o objetivo da prova é fazer com que o aluno apreenda o conteúdo em

Relacionados