Apostila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria elementar da demanda
Curva da Demanda:
Demanda ou procura é definida como sendo a quantidade de um bem ou serviço que o consumidor deseja comprar em determinado períodode tempo e a um determinado preço. A demanda de um bem depende de uma série de fatores. Os mais relevantes são:

Preço do bem. Esta é a variável mais importante para que o consumidordecida o quanto vai comprar do bem; se o preço do bem for considerado barato, provavelmente ele adquirirá
maiores quantidades do que se for considerado caro;

Curva da DemandaRenda do consumidor. Embora muitas vezes o consumidor considere atrativo o preço de determinado bem, ele pode não ter renda suficiente paracomprá-lo como, por exemplo, se o bem for um carro de luxo; por outro lado, se a renda do consumidor aumentar num período de tempo, provavelmente ele adquirirá maiores quantidades do bem a umdeterminado nível de preço do que antes; e menores, se a renda diminuir. A renda é, portanto, uma variável que condiciona a decisão de consumo;Preço de outros bens. Se o consumidor deseja adquirir manteiga, por exemplo, ele não olhará somente o preço desta, mas, também, o preço de bens substitutos tais como a margarina ou orequeijão cremoso; da mesma forma se ele deseja adquirir arroz, considerará não somente o preço do arroz, mas, também, o do feijão, já que, em nosso país, o consumo destes bens está frequentementeassociado um ao outro.

Hábitos e gostos dos consumidores. Esta é uma das variáveis mais importantes porque, embora o preço de um determinado bem esteja adequado, inclusive comparado ao de benssubstitutos e o consumidor possua renda para adquiri-lo, muitas vezes deixa de fazê-lo por não estar habituado ou condicionado ao seu consumo.

A função de demanda do consumidor dá a quantidade ótima de...
tracking img