Apostila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTUGÛES: LÍNGUA OFICIAL EM QUATRO CONTINENTES


No mundo existem 2.700 línguas e 7.000 dialetos. As três línguas mais faladas do mundo são: o Mandarim(China), o Hindi (Índia) e o Inglês. A nossa Língua Portuguesa encontra-se, atualmente, entre os vencedores da globalização e vem crescendo na internet : nos últimossete anos,o número de falantes do português,que navegam na rede,aumentou em 525%,tornando,assim, o nosso idioma a sexta língua mais falada do mundo,ficando atrás,apenas,do espanhol e do árabe.
Portanto,dominar a norma culta do nosso vernáculo ,é plataforma mínima de sucesso para profissionais de todas as áreas:engenheiros, médicos, advogados, economistas, contabilistas, administradores, dentistas, pedagogos, psicólogos, todos que falam e escrevem certo, com lógica e riquezavocabular, têm mais êxito profissional do que pessoas tão qualificadas quanto eles, mas sem o mesmo domínio da palavra.
A diferença entre um sucesso e um vexame podeser determinada por uma simples crase mal utilizada. Diversas pesquisas estabelecem correlações entre tamanho de vocabulário e habilidade de comunicação, de um lado eascensão profissional e ganhos, de outro. Cresce a consciência de que as línguas bem faladas, protegidas por normas cultas, são ferramentas da cultura e, também,armas da política, além de ser riquezas econômicas.
O bom uso da língua influi na carreira. É necessário que se tenha alguma coisa a dizer de forma coerente eracional. O vocabulário, por si só, não garante precisão ou beleza na escrita.


(Revista VEJA 12/09/2007, com adaptações)
tracking img