Apostila c++ por sergio barbosa villas-boa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 144 (35884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
C++ Multiplataforma e Orientação a Objetos
versão preliminar
Essa versão não foi 100% revista, mas está sendo liberada a pedido de muitos alunos.

Por Sergio Barbosa Villas-Boas (sbVB) Email: sbvb@sbvb.com.br URL: www.sbvb.com.br Versão 7.0, de 23 de Março de 2006 Consultor em tecnologia e estratégia para desenvolvimento de software multiplataforma, baseado em tecnologias gratuitas e padrõesabertos.

Sobre o Autor
Sergio Barbosa Villas-Boas atua como Professor Adjunto no DEL (Departamento de Engenharia Eletrônica e Computação da UFRJ), desde 1987. Sua carreira sempre esteve ligada a desenvolvimento de software. Já trabalhou com instrumentação e controle, em sistemas em tempo real, em simulação numérica, sistemas cliente-servidor, sistemas GUI multiplataforma (com wxWidgets),segurança de informação, sistemas web, integração de sistemas e XML (principalmente com Xerces), sistemas corporativos, sistemas baseados em componentes, objetos distribuídos, uso de software gratuito, entre outros assuntos. Ultimamente tem havido ênfase no desenvolvimento de sistemas usando o paradigma orientado a objetos. Desde a volta do doutorado no Japão, em 1998, tem se dedicado ao ensino nauniversidade, e ao continuado aprendizado por participar de diversos cursos e conferências. Além disso, dedica-se a projetos de extensão universitária, em geral com consultoria especializada em parcerias com diversas empresas. Participou e participa diretamente de diversos projetos de desenvolvimento de software, especialmente para COTS (Commercial Off-The-Shelf, ou “produto de prateleira”),usando principalmente C++ multiplataforma e também java. Desde 2000, mantém o site www.sbvb.com.br, onde divulga o material de diversos cursos que ministra. Esse livro está sendo re-editado em função de vários pedidos, mas não é o material mais recente e revisado do autor a respeito de C++. Os slides do curso disponíveis no site estão mais atualizados que esse livro.

2 / 441

Índice
Sobre oAutor.......................................................................................................................2 Índice .....................................................................................................................................3 1 1.1 1.2 1.3 2 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.6.1 2.7 2.8 2.9 2.9.1 2.10 2.11 2.12 2.13 2.13.1 2.13.2 2.14 2.15 2.16 2.16.1 2.16.2 2.16.32.17 Introdução ...............................................................................................................14 Prefácio .................................................................................................................14 Histórico do livro.................................................................................................19 Como usar o livro................................................................................................21 Tecnologia da informação e negócios.................................................................24 Experiência de vida e visão de negócios.........................................................24 Negócios forjam atecnologia............................................................................27 Classificação dos atores do ambiente para TI ..............................................29 Ambiente econômico e modelo de negócio....................................................30 Web impacta ambiente econômico .................................................................31 Analogia entre militarismo e negócios............................................................32Inteligência 33 Conhecimento empacotado..............................................................................34 O produto “software” .........................................................................................36 Analogia entre biologia e negócios ..................................................................38 Zona de conforto 39 Resultado da competição: resta um ou poucos...
tracking img