Apostila visual c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 128 (31964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila Curso de Extensão
MFC – Básico
PROF: ANDRÉ BERNARDI

andrebernardi@hotmail.com.br

Copyright © 1999 por André Bernardi. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte do conteúdo dessa apostila pode ser reproduzida ou transmitida sob qualquer forma sem a permissão direta do autor.

Curso de Extensão Universitária – Visual C++, Microsoft Foundation Classes – Fundamentos

2Capítulo 0 1 Introdução
1.1 Um pouco de História
Nos anos 60 é lançado a Simula-67 que apresentou pela primeira vez os conceitos de classes, rotinas correlatas e subclasses. Na década de 70 a Seros-PARC cria a Smalltak até hoje considerada a mais pura das LPOO. No final da década de 80 aparece a C++, uma linguagem híbrida. Já a o Visual C++ surgiu no início da década de 90. Orientação a Objetos é omaior avanço em software destes últimos anos. É uma forma mais natural de se analisar o mundo. Ela nos permite construir sistemas melhores e, além disso, de maneira mais fácil. Será a mais importante das tecnologias emergentes na área de software nos anos 90. As técnicas estruturadas que, sem dúvida, atualmente são as mais populares na comunidade de informática, obtiveram grande aceitação desde queforam lançadas no final dos anos 70. Contudo a medida que foram sendo utilizadas, a decomposição funcional mostrou-se inadequada em situações de sistemas complexos e principalmente para profissionais iniciantes. Os aperfeiçoamentos introduzidos em 1984, por Sthephen M e John F Palmer e, mais tarde, complementados por Stephen Mellor e Paul Ward, para sistemas em tempo real, ajudaram a análiseestruturada a se tornar mais eficiente. Contudo os sistemas criados com as técnicas estruturadas ainda são difíceis de serem incrementados com novas funções e as alterações em funções já existentes, muitas vezes, provocam sérios problemas em outras partes do software. Na prática de programação orientada a objetos estaremos atentos em nossos programas para pontos como: Compatibilidade, portabilidade.Segurança. !" Reusabilidade. !" Facilidade de integração. !" Facilidade de extensão. !" Eficiência.
!" !"

1.2 Reutilização
A reutilização está baseada na padronização a qual é adotada há longa data em toda a indústria moderna, seja no projeto de carros, televisores, computadores, etc. A padronização traz inúmeras vantagens, entre elas podemos citar a seguintes: as peças padrões são maisbaratas; são mais confiáveis; !" geralmente são mais fáceis de serem consertadas ou substituídas.
!" !"

Na informática a reutilização de códigos ainda é praticada em escala muito reduzida e decorrente da iniciativa isolada de alguns programadores e projetistas. São vários os motivos para isso, entre eles:
!"

existência de uma Biblioteca e de um Sistema de Catálogo; Capítulo 0

Prof. AndréBernardi

Curso de Extensão Universitária – Visual C++, Microsoft Foundation Classes – Fundamentos
!" !"

3

facilidade para documentação; sistemática rigorosa para testes; !" novas técnicas para especificação de sistemas tendo em vista a reutilização de módulos; !" linguagem, ferramentas e ambientes de desenvolvimento que estimulem a adoção, em larga escala, de tais métodos dentro dasempresas; !" criação de novos geradores de sistemas que operem solucionando e combinando módulos padrões e que satisfaçam as necessidades específicas das aplicações; !" mudança administrativas e gerenciais nas empresas de modo a apoiarem e estimularem os criadores de módulos padrões.

1.3 Vantagens da Orientação a Objetos
A Orientação a Objetos traz vários benefícios no desenvolvimento e manutenção desoftware. Para melhor compreensão dessas vantagens vamos dividi-las em dois grupos. No primeiro, que chamaremos de "Vantagens Diretas" colocamos aquelas que representam conseqüências diretas da adoção da Orientação a Objetos e , no segundo grupo, as "Vantagens Reais", estarão aquelas que são de fato o que procuramos com essa tecnologia. Vantagens Diretas: !" maior facilidade para reutilização...
tracking img