Apostila vb 6.0

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 81 (20136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Visual Basic

Autor: Aulus Plautius Rosan

Introdução
O que é o Visual Basic ?
O Visual Basic é um compilador do tipo QuickBasic para criação de aplicativos para Windows, ele é na realidade, uma aplicação do próprio Windows. É dessa forma que os programas em Visual Basic podem ser criados, rodados, depurados e compilados diretamente no Windows. O Visual Basic possibilita aos usuários aprogramação baseada em eventos e objetos. Isto quer dizer que o programador coloca na janela todas as opções (menus, botões, ícones, controles, etc...) para que o usuário selecione uma delas com o mouse ou com o teclado. Antes do Visual Basic uma aplicação era desenvolvida em linguagem C, juntamente com o Kit de Desenvolvimento de Software do Windows, o que demandava muito tempo de aprendizagem.Linguagem Baseada em Eventos
Ao darmos um clique com o mouse em um determinado objeto de um aplicativo Visual Basic, por exemplo um botão, estamos gerando um evento dentro do Windows o qual fará com que um determinado pedaço de código seja executado. Podemos, também, colocar da seguinte maneira: um determinado pedaço de código foi executado em decorrência de um evento gerado com o clique do mouse.Se o tal botão nunca for apertado aquele código poderá jamais ser executado. Programadores de linguagens voltadas para DOS, estão acostumados a escrever códigos que são executados de maneira sequencial, ou seja, o programa é orientado por sequência, isto quer dizer que as linhas de código são executadas uma após a outra durante todo o programa. Enquanto o programa não chega na última linha decódigo ele não para a não ser que o usuário intervenha finalizando o programa antes que ele termine. No Windows é diferente. Não existe um corpo de programa com início, meio e fim. O programa é orientado por eventos. Normalmente, um programa para Windows apresenta várias opções possíveis na tela para que o usuário as selecione conforme sua necessidade, representando, assim, um modo completamente novode se programar. O Visual Basic é uma linguagem baseada em eventos. Isso quer dizer que o responsável pelo fluxo do programa é o usuário e não mais o programador. Devemos ter isso em mente quando estivermos projetando um aplicativo. Na programação orientada por sequência, normalemente o usuário entra com os dados na sequência determinada pelo programador. O Visual Basic permite que o usuário entrecom os dados na ordem que preferir.

Linguagem Baseada em Objetos
Outra característica importante do Visual Basic é a de ser uma linguagem baseada em objetos. As linguagens como o C++ e o Pascal por exemplo, também baseadas em objetos, possuem classe e herança. No Visual Basic, os objetos são pré-definidos, isto é, já existe uma coleção de objetos que acompanham o software. Para criar novosobjetos, o programador deverá utilizar a opção User Control como sendo o tipo de projeto a ser realizado. Os novos objetos só poderão ser criados a partir de um outro objeto já existente, portanto basicamente esse novo objeto terá as mesmas características do objeto que serviu de base. Para criar objetos capazes de realizar funções diferentes dos objetos existentes, você deverá criá-los em linguagemC. Dentro do Visual Basic, os objetos são, por

exemplo, menus, janelas, botões, quadros de texto, etc... Melhor especificados no capítulo sobre objetos. Cada um dos objetos possui várias propriedades, métodos e eventos associados à eles.

Ambiente de Desenvolvimento
O ambiente de programação do Visual Basic é composto pelas seguintes janelas: Janela Principal, Caixa de Ferramentas, Janelade Propriedades, Janela de Projeto, Janela de Código e Formulário. É através dessas janelas que podemos escolher os objetos que farão parte do nosso programa, configurar suas propriedades conforme a especificação do programa, escolher os eventos que serão utilizados, etc.

Janela Principal

Essa janela é a responsável pelo controle geral do ambiente de programação do Visual Basic e contém...
tracking img