Apostila uml

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução 2. Desenvolvimento de Softwares orientado a objetos 3. UML – A unificação dos métodos para a criação de um novo padrão 4. Uso da UML 5. Fases do Desenvolvimento de um Sistema em UML 1. Análise de Requisitos 2. Análise 3. Design (Projeto) 4. Programação 5. Testes 6. A Notação da Linguagem de Modelagem Unificada – UML 7. Visões 8. Modelos de Elementos 1. Classes 2. Objetos 3. Estados4. Pacotes 5. Componentes 6. Relacionamentos 7. Mecanismos Gerais 9. Diagramas 1. Diagrama Use-Case 2. Diagrama de Classes 3. Diagrama de Objetos 4. Diagrama de Estado 5. Diagrama de Sequência 6. Diagrama de Colaboração 7. Diagrama de Atividade 8. Diagrama de Componente 2

9. Diagrama de Execução 10. Um processo para utilizar a UML 11. O Futuro da UML 12. Um estudo de caso em UML - Sistema deControle de Contas Correntes,
Poupança e Aplicações Pré-fixadas

1. Análise de Requisitos 2. Análise 3. Design 4. Implementação 5. Testes 13. Conclusão

3

1. Introdução

O grande problema do desenvolvimento de novos sistemas utilizando a orientação a objetos nas fases de análise de requisitos, análise de sistemas e design é que não existe uma notação padronizada e realmente eficaz queabranja qualquer tipo de aplicação que se deseje. Cada simbologia existente possui seus próprios conceitos, gráficos e terminologias, resultando numa grande confusão, especialmente para aqueles que querem utilizar a orientação a objetos não só sabendo para que lado aponta a seta de um relacionamento, mas sabendo criar modelos de qualidade para ajudá-los a construir e manter sistemas cada vez maiseficazes.

Quando a "Unified Modeling Language" (UML) foi lançada, muitos desenvolvedores da área da orientação a objetos ficaram entusiasmados já que essa padronização proposta pela UML era o tipo de força que eles sempre esperaram.

A UML é muito mais que a padronização de uma notação. É também o desenvolvimento de novos conceitos não normalmente usados. Por isso e muitas outras razões, o bomentendimento da UML não é apenas aprender a simbologia e o seu significado, mas também significa aprender a modelar orientado a objetos no estado da arte.

UML foi desenvolvida por Grady Booch, James Rumbaugh, e Ivar Jacobson que são conhecidos como "os três amigos". Eles possuem uma extenso conhecimento na área de modelagem orientado a objetos já que as três mais conceituadas metodologias demodelagem orientado a objetos foram eles que desenvolveram e a UML é a junção do que havia de melhor nestas três metodologias adicionado novos conceitos e visões da linguagem. Veremos características de cada uma destas metodologias no desenvolver deste trabalho.

Veremos como a UML aborda o caráter estático e dinâmico do sistema a ser analisado levando em consideração, já no período de modelagem,todas as futuras características do sistema em relação a utilização de "packages" próprios da linguagem a ser utilizada, utilização do banco de dados bem como as diversas especificações do sistema a ser desenvolvido de acordo com as métricas finais do sistema.

Não é intuito deste trabalho definir e explicar os significados de classes, objetos, relacionamentos, fluxos, mensagens e outrasentidades comuns da orientação a objetos, e sim apresentarmos como essas entidades são criadas, simbolizadas, organizadas e como serão utilizadas dentro de um desenvolvimento utilizando a UML.

2. Desenvolvimento de Softwares orientado a objetos

Os conceitos da orientação a objetos já vêm sido discutidos há muito tempo, desde o lançamento da 1ª linguagem orientada a objetos, a SIMULA. Vários"papas" da engenharia de software mundial como Peter Coad, Edward Yourdon e Roger Pressman abordaram extensamente a análise orientada a objetos como realmente um grande avanço no desenvolvimento de sistemas. Mas mesmo assim, eles citam que não existe (ou que não existia no momento de suas publicações) uma linguagem que possibilitasse o desenvolvimento de qualquer software utilizando a análise...
tracking img