Apostila sql completa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 215 (53632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Introdução

Visão geral do SQL Server
Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados
Objetivos:
- Obter uma visão geral do SQL Server e do seu funcionamento;
- Conhecer as ferramentas do SQL Server;
- Saber a divisão de papéis entre o administrador do sistema e o implementador de bancos de dados.

Visão Geral do SQL Server
O SQL Server é um sistema de gerenciamento de bancos de dadoscliente/servidor de alto desempenho com alta integração com o Windows NT. Suas características são:
Integração com os serviços de multithreading [múltiplas linhas], agendamento, Monitor de Desempenho, e log de eventos do Windows NT. Um usuário pode se conectar ao SQL Server com a mesma senha usada para a rede Windows NT.
Replicação nativa permite disseminar informações para vários locais, reduzindoa dependência de um servidor único, e deixando a informação necessária mais próxima de quem realmente precisa dela.
Arquitetura paralela, que executa as funções de banco de dados simultaneamente para diversos usuários e tira proveito de sistemas com múltiplos processadores.
Gerenciamento centralizado de todos os servidores através de uma arquitetura de gerenciamento distribuída, com umainterface visual de gerenciamento.
Distributed Management Framework (DMF)
O SQL Server possui uma arquitetura distribuída de gerenciamento [distributed management framework], composta de objetos, serviços e componentes. Através dela, vários servidores podem ser gerenciados completamente a partir de qualquer local na rede. Entre outros componentes, essa arquitetura é composta de:

• SQL-DMO:biblioteca de objetos ActiveX que expõe interfaces para todas as funções de gerenciamento do SQL Server e pode ser usada em qualquer linguagem compatível com automação ActiveX. Permite gerenciar servidores, bancos de dados, tabelas e outros objetos relacionados ao banco de dados.

• SQL Enterprise Manager: ferramenta gráfica de administração que, utilizando os objetos SQL-DMO, simplifica o gerenciamentode um ambiente de múltiplos servidores.

• Serviços SQLServerAgent e MSSQLServer: executando no servidor NT, o serviço SQLServerAgent permite agendar tarefas, como backups, por exemplo, e definir alertas para informar quando ocorrem condições de erro diversas. O serviço MSSQLServer é o componente central, que permite inserir, atualizar e consultar dados armazenados no SQL Server.
Ferramentas deAdministração
O SQL Server vem com várias ferramentas de administração que podem ser executadas a partir de um servidor Windows NT, de uma estação Windows NT Workstation, ou até mesmo a partir do Windows 95/98. São elas:

• Enterprise Manager: como já foi dito, gerencia vários servidores, permitindo executar qualquer tarefa relacionada ao SQL Server. Como será visto adiante, ele roda dentroMMC (Microsoft Management Console). Para executá-lo através de Iniciar, Executar, entre com a seguinte instrução:
mmc /s "pasta-base_do_SQLServer\BINN\SQL Server Enterprise Manager.MSC", substituindo pasta-base_do_SQLServer pela pasta onde você instalou o SQL Server 7. Por padrão, é C:\MSSQL7.

• Service Manager(SQLMANGR.EXE): permite iniciar, pausar, continuar e parar ("finalizar") os serviçosdo SQL Server.


• Query Analyzer(ISQLW.EXE): permite administrar diretamente o SQL Server usando comandos Transact-SQL. Os comandos SQL podem ser executados interativamente, ou podem ser executados de procedimentos armazenados ou scripts.

• Profiler (SQLTRACE.EXE): permite monitorar toda a atividade do servidor e registrar essa atividade em arquivos de log, incluindo comandos SQL executadospelo servidor.

• ClientNetwork Utility CLICONFG.EXE): configura o software de acesso cliente numa estação.


• Performance Monitor (SQLCTRS.PMC: integra o Performance Monitor ("Desempenho do Sistema") do Windows NT com o SQL Server, para monitorar o desempenho do sistema.


• Server Network Utility (SRVNETCN.EXE): permite adicionar, remover ou configurar as Net-libraries, que são os...
tracking img