Apostila redes conceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 69 (17079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REDES DE COMPUTADORES

- TEORIA -

REDES DE COMPUTADORES – Conceitos básicos

CLASSIFICAÇÕES O universo das redes é composto por inúmeros acrônimos. Os acrônimos mais comuns usados para definir o tamanho de uma rede são: LAN (Local Area Network): Rede Local. MAN (Metropolitan Area Network): Redes Metropolitanas. WAN (Wide Area Network): Redes geograficamente distribuídas. Outros termosexistentes: Internet: Rede mundial de computadores. Intranet: Rede local que usa a mesma estrutura da Internet para o acesso de dados na rede. Extranet: Uma intranet que permite acesso remoto, isto é, que pessoas tenham acesso a elas através de um modem.

COMPONENTES DE UMA REDE Até agora nos parece óbvio que uma rede local é um circuito para a conexão de computadores e envolve, pelo menos,computadores e cabos. No desenho abaixo temos a apresentação de uma rede simples, com apenas três micros, mas que apresenta os componentes básicos que todas as redes possuem. Esses componentes são: Servidor: É um micro ou dispositivo capaz de oferecer um recurso para a rede. Em redes ponto-a-ponto não há a figura do servidor; nesse tipo de rede os micros ora funcionam como servidores, ora como clientes.Cliente: É um micro ou dispositivo que acessa os recursos oferecidos pela rede. Recurso: Qualquer coisa que possa ser oferecida e usada pelos clientes da rede, como impressoras, arquivos, unidades de disco, acesso a Internet, etc; Protocolo: Para que todos os dispositivos de uma rede possam se entender, independente do programa ou do fabricante dos componentes, eles precisam conversar usando umamesma linguagem. Essa linguagem é genericamente chamada protocolo. Dessa forma, os dados de uma rede são trocados de acordo com um protocolo, como, por exemplo, o famoso TCP/IP. Cabeamento: Os cabos da rede transmitem os dados que serão trocados entre os diversos dispositivos que compõem uma rede. Placa de rede: A placa de rede, também chamada NIC (Network Interface Card), permite que PCs consigamser conectados em rede, já que internamente os PCs usam um sistema de comunicação totalmente diferente do utilizado em redes. A comunicação na placa mãe de um PC é feita no formato paralelo (onde todos os bits contendo informações são transmitidos de uma só vez), enquanto que a comunicação em uma rede é feita no formato serial (é transmitido um bit por vez, apenas).
2

REDES DE COMPUTADORES –Conceitos básicos

Hardware de rede: Eventualmente poderá ser necessário o uso de periféricos para efetuar ou melhorar a comunicação da rede.

TRANSMISSÃO DE DADOS Para que possamos nos aprofundar no universo das redes locais, precisamos entender um pouco melhor como as redes funcionam. Como as redes foram criadas basicamente com um único propósito – a transmissão de dados - vamos ver um poucomais sobre este assunto. MODOS Eletronicamente falando, existem três tipos de transmissão de dados: Simplex: Nesse tipo de transmissão de dados, um dispositivo é o transmissor (também chamado Tx) e outro dispositivo é o receptor (também chamado Rx), sendo que esse papel não se inverte, isto é, o dispositivo A é sempre o transmissor e o B é sempre o receptor. A transmissão de dados simplex é,portanto, unidirecional. Exemplo de transmissão simplex: comunicação entre duas pessoas com uma lanterna usando o Código Morse, supondo que o receptor não tenha como responder à mensagem enviada. Half-duplex: Esse tipo de transmissão de dados é bidirecional mas, por compartilharem um mesmo canal de comunicação, não é possível transmitir e receber dados ao mesmo tempo. Exemplo de transmissãohalf-duplex: comunicação usando um walkie-talkie (as duas pessoas podem conversar, mas só uma de cada vez). Tradicionalmente a comunicação em redes é do tipo half-duplex. Full-duplex: É a verdadeira comunicação bidirecional. A e B podem transmitir e receber dados ao mesmo tempo. Exemplo de transmissão full-duplex: o aparelho telefônico. Tradicionalmente em redes a comunicação full-duplex não é tão usual,...
tracking img