Apostila recursos materiais e patrimoniais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Recursos Materiais e Patrimoniais
Parte 3

Luciano Cardoso de Melo Paula Maia Tiago Guimarães de Oliveira

1

CAPÍTULO 3 – AQUISIÇÃO
A gestão de Compras também conhecida como gestão da Aquisição, ou Suprimentos assume nos dias de hoje, um papel estratégico devido ao alto volume de recursos, principalmente financeiros, envolvidos no processo. Deixando para trás uma visão preconceituosa,na qual era vista apenas como uma atividade burocrática e repetitiva, sendo um centro de custos e não de possíveis lucros. O valor gasto em compras de insumos para a produção varia entre 50% e 80% do total de receitas brutas, sendo no setor industrial igual a 57%. Desta maneira, pequenos ganhos decorrentes de uma melhor produtividade terão uma grande repercussão no lucro da empresa. Devido àreestruturação das empresas, a evolução da tecnologia e os novos relacionamentos criados com fornecedores, as pessoas que atuam no setor de compras tornaram-se mais valorizadas e para que trabalhem de maneira adequada nesta área, precisam estar cada vez mais bem informadas e atualizadas, serem dinâmicas e terem habilidades interpessoais.

3.1 – GESTÃO DE COMPRAS
O posicionamento atual do setor decompras é bem diferente do modo tradicional, pois antes da Primeira Guerra Mundial, a área apresentava um papel essencialmente burocrático. Entretanto, a partir de 1970 com a crise do petróleo, a oferta de várias matériasprimas começou a diminuir enquanto os seus preços subiam exageradamente, tornado-se assim indispensável nas empresas controlar o que comprar, quanto e como comprar. Aspectos estesque assumiram condição de sobrevivência para muitas organizações, possibilitando assim uma maior visibilidade do setor de compras dentro das empresas. Atualmente o setor tem posição estratégica sendo fundamental para a competitividade das empresas. A área de compras está inserida no processo de logística da empresa ou faz parte da cadeia de suprimentos (supply chain).

2

3.1.1 – SISTEMA DEINFORMAÇÕES TRADICIONAIS EM SUPRIMENTOS

No sistema tradicional de compras, a negociação era baseada em preço, prazo e qualidade. Os inputs internos chegaram via PCP (Planejamento e Controle da Produção), que os gerava por meio do MRP (Materials Requirement Planning ou Planejamento das Necessidades de Materiais) e assim iniciava-se uma série de cotações (via telefone) em função do cadastro defornecedores, então se escolhia um fornecedor que atendesse os critérios de preço, prazo e qualidade. Em seguida, emitia-se um pedido de compras que alimentava o MRP com quantidades e datas previstas para entrega, assim o Controle de Qualidade era alertado para a inspeção do recebimento da mercadoria e o contas a pagar programava o pagamento, incluindo esta previsão no fluxo de caixa. Quando o materialchegava e era aprovado, era enviado para o almoxarifado onde era estocado. Caso o material não fosse aprovado, por algum motivo, emitia-se uma nota de devolução e o processo reiniciava-se com o mesmo ou com outro fornecedor.

Porém, a necessidade de adequação aos novos sistemas ou técnicas de compras e administração de recursos materiais, levou as empresas a modificações importantes para quepudessem agilizar o processo como veremos a seguir.

3

3.1.2 – SISTEMA DE INFORMAÇÕES MODERNO EM SUPRIMENTOS

Atualmente além do relacionamento puramente comercial, as empresas tem desenvolvido relações mais estreitas com seus fornecedores o que possibilita uma integração maior entre ambas as partes e um resultado ganha-ganha todos os envolvidos, trazendo maior agilidade e transparência parao processo.

3.1.3 – FUNÇÃO COMPRAS

A área de compras é responsável pelo controle dos níveis de estoque da empresa, devendo levar em consideração as vantagens e desvantagens de se trabalhar com um estoque alto ou baixo. Embora um alto nível de estoque garanta a segurança da produção, este acarreta um custo exagerado para sua manutenção, devido aos gastos com espaço ocupado, custo do...
tracking img