Apostila psicologia 1 bimestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila Gestão de Pessoa
1º Bimestre - 2011
Assunto: Behaviorismo e Gestalt

I – O que vamos estudar esse ano?

1º - Teorias de Comportamento Humano e como foram e são utilizadas nas empresas, destacando entre elas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise;
2º - Teorias Administrativas: Administração Científica e Teoria Clássica da Administração;
3º - Teorias Motivacionais: teoria dasnecessidades, teoria dos dois fatores, teoria X e Y;
3º - Teorias de Comunicação e como utilizá-la em nosso beneficio;
4º - Ética, Carreira Profissional, Liderança, Criatividade, Marketing Pessoal, Trabalho em Equipe e Competência;
5º - Planejamento Estratégico de Gestão e projeto de TCC.

II – Qual a importância de estudar o Comportamento Humano?

1º: O que é Comportamento Humano?

O termocomportamento humano refere-se sensivelmente ao que é possível que façam uma ou várias pessoas.
A ciência que se dedica ao estudo deste fenômeno é a Psicologia, os profissionais da área estudam o comportamento em todas as suas formas, desde a mais simples até a mais complexa, desde o piscar involuntário dos olhos até a mais complicada configuração de ações e reações que pode apresentar uma equipede astronautas que controlam e dirigem uma nave.

2º: O que é Comportamento?

O termo comportamento vem de: com – PORT – a – mento.
PORT – deu origem também à palavra porto, significa levar, conduzir. (im – PORT – ar = exportar, transportar).
Logo, o que leva uma pessoa a agir é com – PORT – a – mento, ou melhor, você leva (carrega) com você modos de agir que se expressam em situaçõesde estímulo.
Podemos também ter a seguinte definição, segundo o MBA Esad:

Porém existem três teorias importantes que buscam entender o comportamento humano, todas elas pensadas e elaboras durante o século XX, neste bimestre nos focamos em duas delas: Behaviorismo (Watson, Pavlov e Skinner) e Gestalt (Wertheimer, Köhler e Kofka).

III – O Behaviorismo
“Os principais problemas enfrentadoshoje pelo mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano.” Skinner

A palavra inglesa behavior quer dizer comportamento, conduta. De acordo com essa teoria psicológica, os comportamentos dos indivíduos devem ser observados e medidos, da mesma maneira como fazem outras ciências.
O Behaviorismo desenvolveu na Psicologia o estudo do estímulo (S) e daresposta (R). Então, passou a se chamar Psicologia do Estímulo e da Resposta ou Psicologia S-R (S = Estímulo e R = Resposta). Um evento psicológico começa com um estímulo (S) e termina com uma resposta (R).

1º - Questões históricas e a formação da ciência Behaviorista

No final do século XIX, inicio do século XX, a ciência Psicologia e Sociologia estavam tentando se livrar das garras dafilosofia e formarem novas ciências reconhecidas como tal.
Assim, Wundt, Titchener e Watson (pela psicologia) buscavam desenvolver métodos que validassem a pesquisa na área da psicologia. Junto a essa empreitada, tínhamos Auguste Comte (1798-1857), fundador do positivismo (corrente teórica que enfatizava o conhecimento positivo, ou seja, os fatos, os quais constituíam uma verdade inquestionável eabsoluta), portanto, o único conhecimento válido é o de natureza social e observável de forma objetiva.
Isso eliminava da ciência social a introspecção, já que ela depende da consciência humana, individual, particular e isso tudo não é passível de estudo objetivo. Esse modo de trabalhar com a ciência vão ocupando um grande espaço na sociedade acadêmica, chegando ao ponto de os cientistas só aceitaremcomo fato científico aquilo que poderia ser observável por todos.
Neste ponto, Watson, impregnado pelas influências objetivistas, mecanicistas e materialistas, dará origem a um tipo de psicologia – que excluía a consciência, a mente ou a alma – focada apenas em coisas visíveis, audíveis ou palpável. O resultado foi uma ciência do comportamento que enxergava o ser humano como uma máquina....
tracking img