APOSTILA PRE ENEM 2015 Reda O

6732 palavras 27 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS-UNEAL
CAMPUS IV-SÃO MIGUEL DOS CAMPOS
PROFESSORA: MARIA CAROLINA SILVA

Aluno (a):

Redação

Julho
2015

ESTADO DE ALAGOAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
UNEAL-CAMPUS IV
Rua Nossa Senhora dos Prazeres/N, Fátima, São Miguel dos Campos-Al.
Turma:2015
Curso: Pré Enem
Disciplina: Redação
Professora: Maria Carolina Silva
Dissertação
Hoje em dia, saber escrever uma boa dissertação é fundamental para ingressar em qualquer instituição de ensino superior. Exames como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou os vestibulares tradicionais costumam exigir que o candidato elabore uma redação do estilo dissertativo-argumentativo. E o principal segredo para escrever bem é, além de ler muito, treinar bastante. Quanto mais você pratica o hábito de ler e também de escrever, melhor serão os seus textos.
Dissertação (do latim, disertatio), é uma modalidade de redação ou tipo de composição, escrita em prosa sobre um tema que se devem apresentar e discutir argumentos, provas, exemplos etc. Nos meios universitários equivale a tese diferenciando-se pelo volume de material, a dissertação seria o material que envolvesse poucas páginas até o limite de cem, enquanto a tese rotularia os textos que ultrapassassem esse número; e pelo aspecto qualitativo, a dissertação pressupõe a capacidade de aplicação de um método de análise e interpretação, enquanto a tese implica a originalidade do tema ou da abordagem à luz do qual é exposta e discutida. Antes de começar a dar dicas sobre como escrever uma redação, saiba qual a diferença entre uma redação dissertativa e uma redação argumentativa
Redação Dissertativa: Esse texto tem o propósito de informar, ou seja, através da dissertação são transmitidas informações para o leitor.
Redação Argumentativa: Esse texto tem o propósito de convencer o leitor, fazendo com que passe a ter a mesma opinião que o autor.
Redação Dissertativa-Argumentativa: Esse texto é composto pela junção dos dois

Relacionados

  • Livro Did C3 A1tido De Fundamentos Das Ci C3 AAncias Sociais Geral C Pia
    66350 palavras | 266 páginas