APOSTILA PR TICA DE MASTERPAGE

884 palavras 4 páginas
APOSTILA PRÁTICA
DE
MASTER PAGE

Janeiro/2013

Prof. Claudio Buranelo

Introdução

O conceito de Master Pages foi uma das novidades do ASP.NET 2.0. Usando Master Pages é possível criar uma página padrão que poderá ser utilizada por você em todo o seu site na web. Usando herança visual podemos definir um página, a Master Pages, como modelo, e, as demais páginas criadas podem herdar a aparência visual da Master Page.
Pode parecer simples mas facilita muito o trabalho de desenvolvimento e manutenção pois qualquer alteração feita na Master Pages se reflete nas demais páginas que herdaram seu comportamento.
Para criar uma Master Page você pode usar o Visual Studio , o Visual Web Developer 2010 (VWD) ou mesmo fazer a declaração na diretiva da página via código. Pode também fazer a definição no arquivo Web.config de forma que todas as páginas já tenham uma Master Page definida.
Construindo uma Master Page

Criando o Arquivo

1. Abra uma solução qualquer, e crie um projeto WEB para que possamos criar a página máster.

2. Crie um arquivo .master para que possamos dar sequencia no projeto.
a. Clique com o botão direito no projeto WEB criado
b. Escola a opção add > New item > Master Page
c. Uma sugestão é dar o mesmo nome do projeto com a extensão .master

Quando criado a página máster irá possuir um espaço reservado para as outras páginas, onde deverão ser inseridos todos os objetos para a funcionalidade da mesma.

3. Como sugestão iremos organizar a máster page para fácil manutenção, veja o código HTML abaixo e faça as alterações.

<%@ Master Language="C#" AutoEventWireup="true" CodeFile="Agenda.master.cs" Inherits="Agenda" %>

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
<head runat="server"> <title>Controle de Agenda</title> <asp:ContentPlaceHolder id="head" runat="server"> </asp:ContentPlaceHolder> <style

Relacionados