Apostila Otp 2015 Iep 2 Ano 1 Trimestre

21734 palavras 87 páginas
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEED
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ERASMO PILOTTO
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENS. FUND.

PLANO DE DISCIPLINA ANUAL – 2015
Série: 2º ano Integrado

Turmas/Manhã: A, B e C

Carga horária semanal: 2 h/a

Apostila organizada pelos Professores Helton Real e Rosângela Menta - 2015

DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO – OTP/2º ANO

A Disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico faz parte do grupo das Disciplinas de
Formação Específica do Curso de Formação de Docentes em nível médio. Têm por finalidade ofertar conteúdos que instrumentalizam o futuro docente para compreenderem o sentido da
Educação Nacional, Estadual e Municipal, sua estrutura administrativa e pedagógica. Seu conteúdo fundamenta-se nas políticas públicas e na diversidade de ações que as instituições escolares realizam cotidianamente, ou seja, na organização do trabalho pedagógico.
Historicamente era trabalhado a estrutura e o funcionamento do 1º Grau e a Didática
Geral, mas atualmente seu objeto de estudo são as legislações e as políticas públicas que regulamentam o trabalho pedagógico na Educação Básica, pautados na LDB 9394/96 e nos procedimentos didáticos no ato de planejar e educar.
Tendo em vista uma educação de qualidade, a organização do trabalho articula a teoria e a prática, através de observações, participações e ações no campo de prática de formação, fundamentada nas disciplinas curriculares.
A escola tem como função social trabalhar com os conhecimentos sistematizados, científicos a partir da realidade do educando. Tais conhecimentos devem ser incorporados como instrumentos para uma mudança social, portanto, os conhecimentos devem ser mediados pelo professor de forma que o conteúdo cotidiano (senso comum) possa se tornar científico garantindo uma aprendizagem significativa.
Diante disso, a educação e o processo ensino-aprendizagem, são reflexos da sociedade e suas complexidades, bem como dos problemas

Relacionados