Apostila Operador de Emplhadeira

4872 palavras 20 páginas
O EQUILÍBRIO DA EMPILHADEIRA

A empilhadeira é construída de maneira tal que o seu principio de operação é o mesmo de uma gangorra. Assim sendo, a carga colocada nos garfos deverá ser equilibrada por um contrapeso igual ao peso da carga colocada no outro lado extremo, desde que o ponto de equilíbrio ou centro de apoio esteja no meio da gangorra.

Fig 1

Entretanto, podemos, com um mesmo contrapeso, empilhar uma carta mais pesada, bastando para isso deslocar o ponto de equilíbrio ou centro de apoio para mais próximo da carga,

fig 1

Assim sendo, é muito importante saber qual a distancia do centro das rodas até onde a carga é colocada. Toda empilhadeira tem a sua capacidade de carga específica a um determinado centro de carga, isto em virtude de transportar sua carga fora da base dos seus eixos, ao contrário do que acontece com uma carga transportada por caminhão.

c centro de carga

D

Fig 2 Centro de carga

O centro de carga (D) é a medida tomada a partir da face anterior dos garfos até o centro da carga. Tem-se como norma especificar as empilhadeiras até 999Kg a 40cm do centro de carga, de 1.000 até 4.999, 50cm, e, de 5.000 até 7.000Kg, 60cm.

Pág. 1 aso o peso da carga exceda a capacidade nominal da empilhadeira ou do centro de carga esteja além do especificado para ela, poderá ocorrer um desequilíbrio e conseqüente tombamento, com sérios prejuízos tanto para o operador quanto para o equipamento ou para a carga.

Relacionados