Apostila olericultura Ewerton

4754 palavras 20 páginas
APOSTILA

CURSO DE OLERICULTURA produção de hortaliças

Outubro/2004

SUMÁRIO

Que é olericultura 1 Que são hortaliças 1 Qual a diferença entre a produção tradicional e a produção orgânica das hortaliças 1 Quais os tipos de hortaliças 1 O clima influencia no cultivo de hortaliças? 2 Por que o solo é importante para a olericultura? 2 Quais as ferramentas necessárias para o cultivo das hortaliças? 2 Vamos fazer uma horta? 3 Como são plantadas as hortaliças 3 Que são sementeiras? 3 Como se faz a produção de mudas em badejas ou copinhos? 4 Como se faz o preparo dos canteiros e covas? 4 Como é realizado o plantio das hortaliças? 5 Que tratos culturais devem ser feitos? 6

Olericultura especial Alface 8 Abóbora 9 Cebolinha 10 Coentro 11 Cenoura 11 Pimentão 12 Quiabo 13 Tomate 13 Fabricação do composto orgânico e do biofertilizante líquido 15 Controle de pragas e doenças 17

O que é Olericultura?

É o termo técnico utilizado para designar o cultivo das hortaliças.

O que são hortaliças?

São plantas tenras, de ciclo curto, que exigem cuidados intensos no seu cultivo e são consumidas sem precisar de preparo industrial.

Qual a diferença entre a produção tradicional e a produção orgânica das hortaliças?

A produção tradicional utiliza adubos químicos, além do esterco ou composto e agrotóxicos para controle de pragas e doenças.
A produção orgânica não utiliza adubos químicos nem agrotóxicos. Aduba o solo com compostos orgânicos e outros adubos naturais. Para o controle de pragas e doenças pode utilizar alguns defensivos naturais.

Quais os tipos de hortaliças?

Hortaliças frutos  utilizam-se seus frutos na alimentação.

Hortaliças herbáceas  utilizam-se suas folhas, talos ou flores na alimentação.

Hortaliças tuberosas  utilizam-se as partes que desenvolvem-se dentro do solo (raízes, bulbos e tubérculos).

O clima influencia no cultivo de hortaliças?

Todas as hortaliças precisam de luz para se

Relacionados