Apostila nutrição de não ruminates

6888 palavras 28 páginas
NUTRIÇÃO DE RUMINANTES
Para o criador aumentar a produção do seu rebanho basicamente há duas saídas: aumentar as despesas ou melhorar a eficiência. Embora muitas vezes estes dois fatores caminhem juntos, é possível obter eficiência trabalhando sobre as seguintes áreas:
• GENÉTICA: procurar usar os melhores semens disponíveis visando a obtenção de animais produtivamente superiores.
• MANEJO: cadastrar todos os animais segundo as principais informações necessárias para um bom controle do rebanho: peso ao nascer, pai, mãe, pesagens periódicas, datas das coberturas, datas dos partos, produção por lactação, intervalo entre partos, alocação em lotes específicos de acordo com a produção, etc...
• NUTRIÇÃO: esta é a área onde pode-se obter resultados mais prEcocemente, visto que é possível otimizar a utilização dos alimentos já disponíveis . Depois, numa segunda etapa, pode-se partir para a aquisição e/ou produção de novos alimentos.

GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS UTILIZADOS NA
NUTRIÇÃO DE RUMINANTES
Como vimos anteriormente a nutrição é um dos pilares que sustenta a produção de ruminantes. Desta forma, o conhecimento profundo de nutrição animal é fundamental para o aumento da produtividade na criação de bovinos e bubalinos.
Para melhor entendimento é necessário que conheçamos importantes termos técnicos utilizados na avaliação da composição química e de valor nutricional de alimentos para ruminantes, assim como algumas relações existentes entre eles. Os termos apresentados em negrito e itálico são definidos em ordem alfabética.
NUTRIÇÃO: É a utilização adequada dos principais nutrientes, por parte do organismo, para satisfação das necessidades nutricionais dos animais.

NUTRIENTES: É qualquer constituinte alimentar, ou um grupo de constituintes do alimento de composição química semelhante e que entra no metabolismo celular e concorre para promover a vida do organismo. Os seis grandes grupos químicos são proteína, hidratos de carbono

Relacionados

  • Apostila De Ecologia Prof
    14703 palavras | 59 páginas