APOSTILA MECANICA DOS SOLO1 1

25321 palavras 102 páginas
APOSTILA
MECANICA DOS
SOLOS

1

Conceitos Básicos de Mecânica dos Solos
1.

Conceito de solo na engenharia civil

Conceituação geral: Misturas naturais de um ou diversos minerais (às vezes matéria orgânica) que podem ser separados por processos mecânicos simples, tais como agitação em água ou manuseio. Sistema de partículas.
Conceituação simplista: Todo material da crosta terrestre que pudesse ser escavado, sem o emprego de técnicas especiais, como, por exemplo, explosivos. Meio contínuo. 2.

Origem e formação dos solos

Os solos têm sua origem na ação do intemperismo físico e/ou químico das rochas.
Intemperismo físico: provoca a desintegração das rochas dando origem a solos cor partículas grossas (pedregulhos e areias) e intermediárias (siltes) por meio de agentes como variação de temperatura, congelamento e degelo, penetração de raízes de planta, e movimentos abrasivos (do vento, água, ou gelo). Frequentemente antecede o intemperismo químico (aumento na área específica para ataque químico). Predominante em climas frios e temperados. Intemperismo químico: está relacionado com os vários processos químicos que alteram, solubizam e depositam os minerais de rocha, transformando-a em solo
(principalmente argiloso). Este é o tipo mais freqüente nos climas quentes e úmidos e, portanto, muito comum no Brasil. Dentre os processos químicos se destacariam: oxidação
(causa "ferrugem" da rocha), carbonatação, hidratação, e decaimento vegetal.
Ex. carbonatação (dióxido de carbono + água formando ácido carbônico) e hidratação do mineral feldspato presente em granitos podem produzir um mineral argílico como a caolinita.

3.

Solos residuais e transportados

2

Os solos que permanecem próximos à rocha que lhes deu origem são denominados residuais; os demais são sedimentares ou transportados.

Os solos residuais têm um grau de alteração bastante variável em sua espessura.
O perfil típico mostra uma transição gradual de solo para rocha, estando está última em profundidade. Quanto

Relacionados