Apostila lpt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 66 (16468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

MATERIAL DE APOIO






DIRETORIA DE CIÊNCIAS GERENCIAIS









PROFESSOR: ROBERTO EDSON GALLETTI

2012








|CONTEÚDO: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL; FORMAS DE ADEQUAÇÃO DA LINGUAGEM. ADEQUAÇÃO ÀS NOVAS NORMAS DA LÍNGUA POR OCASIÃO |
|DA REFORMA ORTOGRÁFICA. APRESENTAÇÃO DAS PRINCIPAIS NORMAS PARA ACOMPOSIÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DE ACORDO COM A ABNT: CAPA, FONTE, |
|ESPAÇAMENTO. |



DEFININDO ALGUNS CONCEITOS:



LINGUAGEM:

Uma das definições possíveis do termo Linguagem é a que a considera como a representação do pensamento pormeio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas. Existem muitos tipos de linguagem, tais como a fala, os gestos, o desenho, a pintura, a música, a dança, o Código Morse, os sinais de trânsito, etc. Dependendo das nossas necessidades comunicativas, empregamos uma linguagem específica.
As linguagens podem ser organizadas basicamente em três grupos: 1) linguagemverbal que tem como unidade apenas a palavra; 2) linguagem não verbal que emprega outros tipos de unidade como o gesto, o movimento, a imagem, as cores, os contornos, etc.; 3) linguagem mista que combina unidades da verbal e da não verbal. Nas histórias em quadrinhos, por exemplo, a linguagem geralmente é mista, pois elas contêm imagens e palavras.


2) VARIAÇÃO LINGUÍSTICA


Acomunicação não é regida por normas fixas e imutáveis. Ela pode transformar-se através do tempo e, se compararmos textos antigos com atuais, perceberemos grandes mudanças no estilo e nas expressões.
Por que as pessoas se comunicam de maneiras diferentes? Temos de considerar múltiplos fatores: época, região geográfica, ambiente e status cultural dos falantes.
Há umalíngua-padrão? O modelo de língua-padrão é uma decorrência dos parâmetros utilizados pelo grupo social mais culto. Às vezes, a mesma pessoa, dependendo do meio em que se encontra, da situação sociocultural dos indivíduos com quem se comunica, usará níveis diferentes de língua.
Dentro desse critério, podemos reconhecer os seguintes tipos de língua: a falada e a escrita, a formal e ainformal.
Repare que grupos da sociedade acabam se diferenciando pela forma como se expressam: advogados, administradores, médicos, publicitários, estudantes, pessoas sem instrução...
O importante é sabermos que temos a liberdade para empregarmos a língua de formas diferenciadas desde que saibamos onde estamos, com quem estamos e qual o nosso objetivo. Da mesma forma que vocênão vai à praia de terno e gravata, numa reunião mais formal, por exemplo, você não usará a linguagem do cotidiano, com gírias.
É importante, nesse contexto, reconhecermos a existência de algumas modalidades de língua: culta, inculta, coloquial, regional, grupal (técnica, gíria).




1. Língua culta.
Língua culta é a língua usada pelas pessoas deinstrução, niveladas pela escola. Obedece à gramática da língua-padrão. É mais restrita, pois constitui privilégio e conquista cultura de um número reduzido de indivíduos.


Exemplo: Temos conhecimento de que alguns casos de delinqüência juvenil no mundo hodierno decorrem da violência que se projeta, através dos meios de comunicação, com programas que enfatizam a guerra, o roubo e avenalidade.


2. Língua inculta.
Língua inculta é própria das pessoas sem instrução. Infringe totalmente as convenções gramaticais


Exemplo: Nóis ouvimo falá do pograma da televisão.
Lista de compras: assucar, basora, qejo.


3. Língua coloquial.
Língua coloquial é a língua espontânea, usada para...
tracking img