APOSTILA LOGICA DE PROGRAMACAO INFORMATICA 1

4684 palavras 19 páginas
1º módulo – Informática
Disciplina: Lógica de Programação
Elaborado por: profª. Thaís Vicensotto B. Narciso da Silva
INTRODUÇÃO À LÓGICA
Lógica – Arte de organizar o pensamento.
Lógica computacional – Arte de organizar o pensamento com a finalidade de elaborar soluções algoritmizadas que facilitem a construção de programas a serem executados pelo computador

Conceito de algoritmo
“Algoritmo é uma seqüência de passos que visa atingir um objetivo bem definido”. (Forbellone, 1999)
“Algoritmo é uma seqüência finita de instruções ou operações cuja execução em tempo finito, resolve um problema computacional, qualquer que seja sua instância”. (Salvetti, 1999)
“Algoritmo são regras para a obtenção de um resultado ou da solução de um problema, englobando fórmulas de expressões aritméticas”. (Manzano, 1997).

Tipos de algoritmos
Os três tipos de algoritmos mais utilizados são:


Descrição Narrativa: consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, utilizando uma linguagem natural (por exemplo, a língua portuguesa), os passos a serem seguidos para a resolução de um problema.
Vantagem: não é necessário aprender nenhum conceito novo, pois uma língua natural, neste ponto, já é bem conhecida.
Desvantagem: a língua natural abre espaço para várias interpretações, o que posteriormente dificultará a transcrição desse algoritmo para programa.



Fluxograma: consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, utilizando símbolos gráficos predefinidos, os passos a serem seguidos para a resolução do problema.
Vantagem: o entendimento de elementos gráficos é mais fácil que o entendimento de textos.
Desvantagem: é necessário aprender a simbologia de fluxogramas e, além disso, o algoritmo resultante não apresenta muitos detalhes, dificultando a sua transcrição para um programa.



Pseudocódigo ou Portugol: consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, por meio de regras predefinidas, os passos a serem seguidos para a resolução do problema.
Vantagem: a passagem do

Relacionados