Apostila Leitura e Produu00E7u00E3o de Textos NOVA GLu00D3RIA 2

13268 palavras 54 páginas
Leitura e Produção de Textos

Módulo do Curso: Pedagogia

O principal objetivo dessa apostila é apresentar uma visão de alguns pesquisadores sobre a leitura e a produção de textos, e, como estas podem influenciar os alunos.

Novembro 2014

SUMÁRIO

“LEITURA E ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA”

EIXO TEMÁTICO: Didática e Práticas de Ensino na Educação Superior
RESUMO: Neste estudo, procurou-se investigar como alunos de um Curso de Extensão de uma Universidade Pública do Norte do Paraná percebem o ato da leitura. Para tal, os dados coletados de um questionário procuraram buscar respostas para três perguntas: 1) O que é ler? 2) Qual a sua importância? e 3) Onde ela ocorre? Visando contribuir com o processo de formação de alunos leitores no âmbito da escola e da Universidade, partimos da concepção de leitura para além de uma decodificação de palavras, ler é uma ferramenta de construção e reconstrução do mundo (REZENDE, 2009). Como sujeitos de pesquisa temos seis alunos que participaram do Curso de Extensão intitulado "A leitura e escrita na Universidade: uma prática transformadora" que ocorreu no primeiro semestre do ano de 2012. Os dados foram coletados no primeiro encontro do curso. Apontamos também, a necessidade de implementação de atividades no âmbito escolar que possibilitem a superação da prática de leitura mecânica e falhas para interpretações. O tratamento dado ao instrumento foi de cunho interpretativista por intermédio da indução. Nesse sentido, este estudo se fundamentará nos pressupostos teóricos de Rezende (2009); Colomer&Camps (2002); Petrucci (1999); Zilberman (1986); entre outros.
Palavras-chave: Leitura. Formação de Leitores. Universidade.
INTRODUÇÃO
Não passava de meia dúzia de história de fadas, mas Jo trabalhara pacientemente nelas, pondo todo seu coração na tarefa e esperando produzir alguma coisa que merecesse publicação1. Diferentemente da jovem Jo, o que se tem percebido é o grande desinteresse de alunos na

Relacionados